Quais são as 4 regras do Kanban?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Em resumo, kanban é disciplina, transparência, priorização e adaptação. Sua correta utilização pode trazer muito valor para uma organização, para uma equipe ou até mesmo para um projeto pessoal.

Além das etapas práticas que devem ser implementadas na empresa com a equipe e funcionários, também temos as etapas do quadro Kanban, que nada mais são do que nichos que dividem o estágio das tarefas dentro do fluxo de trabalho. De modo geral, o Kanban possui 3 etapas diferentes, sendo elas to do, doing e done.

Os 4 pilares do método Kanban
Não existe certo ou errado, tudo depende do contexto. Seu contexto dirá se o processo funciona em sua organização ou não. Busque mudanças evolucionárias e incrementais. Após trabalhar um período com seu fluxo de valor mapeado, busque pequenas mudanças.

Kanban, em japonês, significa cartão). Ele representa uma atividade que precisa ser concluída dentro de um projeto, processo ou fluxo de trabalho. É possível atribuir cores aos cartões e organizá-los por urgência, por responsável, por tipo de atividade ou pela classificação que fizer mais sentido para a sua empresa.

Entre os principais tipos de kanban estão o kanban de produção, de movimentação e o e-kanban.

N= (D*T/Q) + 1+ S/Q (3) Onde: N= Número de cartões Kanban; Q = Quantidade de peças por container; D = Demanda; T = Lead time; S = Estoque de segurança.

O kanban é um método ágil que permite a melhor gestão de tarefas e conduz cada atividade por meio de um fluxo de trabalho estabelecido, de maneira visual. Assim, envolve a criação de cards, que explicam cada tarefa entre os estágios “a fazer”, “fazendo” e “feito”, visualizados por todos da equipe.

Cores e gestão visual no Sistema Kanban de produção
Determinadas as quantidades de estoque, cria-se então um quadro de gestão à vista em que as cores Verde, Amarelo e Vermelho representam os níveis de estoque: Verde para Estoque máximo; Amarelo para Estoque de Segurança; Vermelho para Estoque mínimo.

Como utilizar o método Kanban de organização de tarefas
Você pode usar um quadro branco, dividi-lo em 3 colunas e usar posts-its coloridos para sinalizar as tarefas. Mas, se você prefere manter as coisas digitalmente, também dá para usar um aplicativo para essa função, como o Trello (que é o meu favorito).

A metodologia Kanban pode ser resumida em uma maneira de organizar os processos que envolvem as equipes de uma organização, ressaltando a priorização das tarefas e tornando o foco bem definido para todos. Dessa maneira, é possível identificar e resolver problemas no fluxo de trabalho.

Kanban é uma metodologia ágil que permite fazer o acompanhamento de tarefas e identificar gargalos no fluxo de trabalho. O método kanban pode ser adotado por qualquer tipo de equipe, por ser intuitivo, visual e adaptável a diferentes processos e projetos.

Afinal, como aplicar o Kanban de estoque?

  1. mapear as demandas, processos e tamanho do negócio;
  2. definir as prioridades em cada operação, bem como suas respectivas cores;
  3. estabelecer os responsáveis por cada tarefa e treiná-los na metodologia.

Um quadro Kanban é uma ferramenta de gestão de tarefas. O seu conceito é simples com três colunas principais. Cada coluna representa uma etapa diferente de seu fluxo de trabalho ou projeto - To Do (Para fazer), Doing (Em Andamento) e Done (Finalizado).

Quais as Principais Características do Kanban? O sistema Kanban é baseado nos seguintes princípios: produção nivelada, redução de tempo de preparação, layout de máquinas, padronização dos trabalhos, aperfeiçoamento das atividades.

O Kanban nasceu na Toyota após o final da segunda guerra, após a visita de seu idealizador Taiichi Ohno a um supermercado nos EUA. O Sr. Ohno gostou da maneira simples com que os supermercados faziam o abastecimento das gondolas através dos repositores, e decidiu adaptar ao controle dos estoques na fábrica.

O sistema Kanban pode ser aplicado por meio de cartões de papelão ou com estoques visuais, como as gôndolas de um supermercado. O importante é conter informações como: o código, o nome da peça, o fornecedor, local de armazenamento, consumo etc.

Backlog: Essa lista é onde as tarefas de projetos são alocadas em cartões individuais. A lista também reúne tarefas que o time pode querer trabalhar ou nas quais precisará trabalhar no futuro, mas que ainda estão sendo avaliadas e não devem ser movida para a lista "A Fazer".