Quais são as 4 principais estratégias de leitura?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Mesmo que muitas outras estratégias apresentem-se importantes e eficazes no processo de ensino-aprendizagem de leitura, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1997,1998), orientam que são quatro as principais: seleção, antecipação, inferência e verificação.

Então, confira 4 estratégias eficientes para você trabalhar a compreensão da leitura na sala de aula!

  1. Trabalhe a leitura colaborativa. ...
  2. Construa perguntas. ...
  3. Faça leitura protocolada. ...
  4. Desenvolva a compreensão da leitura por meio de ferramentas digitais.

Estratégias de Leitura

  1. Ler com atenção. Para compreender melhor um texto é importante ressaltar que temos que ler com calma cada parágrafo. ...
  2. Sintetizar as principais ideias do texto. ...
  3. Ler nas entrelinhas. ...
  4. Manter o hábito da leitura. ...
  5. Praticar a leitura em voz alta. ...
  6. Variar a leitura dos textos. ...
  7. Produzir textos.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

Através de uma pesquisa realizada para elaboração da obra, os autores identificaram seis tipos de estratégias de leitura: predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.

Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.

Vamos apresentá-los!

  • Leitura Elementar. O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional. ...
  • Leitura Inspecional. ...
  • Leitura Analítica. ...
  • A Leitura Sintópica. ...
  • Leitura Elementar. ...
  • Leitura Inspecional. ...
  • Leitura Analítica. ...
  • A Leitura Sintópica.

O linguista francês Vincent Jouve diz que existem cinco processos simultâneos envolvidos na leitura:

  • 1 - Ler é um processo neurofisiológico. ...
  • 2 - Ler é um processo cognitivo. ...
  • 3 - Ler é um processo afetivo. ...
  • 4 - Ler é um processo argumentativo. ...
  • 5 - Ler é um processo simbólico.

Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura.

As estratégias de leitura são: seleção, antecipação, inferência e verificação. Ler é atribuir significado ao texto que se lê, é mais do que decodificar porque: Antes ou durante a leitura antecipamos o seu conteúdo através dos conhecimentos prévios ou dos elementos que o próprio texto traz.

Quando se bate o olho no material à procura de uma informação específica, então a técnica adequada é o scanning. Já para os momentos em que é necessária uma compreensão mais ampla do texto ou o leitor precisa explorá-lo mais uma vez, fazendo uma revista pelas palavras, então a técnica a se usar é o skimming.

Como fazer leitura dinâmica: Passo a Passo

  1. Esteja em um ambiente livre de ruídos. Essa é uma dica válida para melhorar a compreensão e eficácia de qualquer leitura, não só a dinâmica. ...
  2. Descubra a sua marca inicial. ...
  3. Treine os olhos para dar saltos maiores. ...
  4. Não pronuncie o que você lê ...
  5. Visualize blocos de palavras.

Práticas e Eventos de letramento são modelos analíticos utilizados por pesquisadores que buscam compreender os usos e os significados da escrita e da leitura para diferentes grupos sociais e as consequências educacionais, políticas e sociais de tais usos e significados para os indivíduos e para os grupos a que ...

As estratégias metacognitivas de leitura globais (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 16 e 26) representam um conjunto de estratégias de leitura orientado para a análise global do texto. Por exemplo, o item 1, “Estabelecer um objetivo geral para a leitura” e o item 26, “Ficar atento a nomes, datas, época, local”.

A abordagem do texto literário em sala de aula, geralmente, dá-se somente com o modelo proposto pelo material de referência utilizado pela escola (livro didático ou material apostilado) e se restringe a análise de fragmentos de textos e a pretexto para o ensino da gramática ou de produção textual.