Quais são as 4 partes da notícia?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O texto jornalístico (de uma notícia ou reportagem) é composto por algumas partes: título, lide, corpo do texto e imagens. Os títulos devem ser claros, informativos e atrativos. A lide da notícia deve responder algumas perguntas como: o quê? quem?

É um texto jornalístico de cunho informativo que relata fatos e acontecimentos cotidianos. Organiza-se estruturalmente da seguinte forma: título, subtítulo, lide (lead) e corpo do texto.

Características da notícia
Textos relativamente curtos. Veiculado nos meios de comunicação. Linguagem formal, clara e objetiva. Textos com títulos (principal e auxiliar)

A notícia, de forma específica, possui uma linguagem clara, precisa e objetiva, uma vez que se trata de uma informação e, por isso, tudo que é relatado precisa estar claro, de modo a fazer com que a mensagem seja transmitida de forma adequada.

Paulo (1992) define lide como uma palavra aportuguesada do inglês “lead”, que significa conduzir, liderar. Ele é a abertura da notícia e, portanto, o responsável por conduzir, por introduzir o leitor naquilo que será noticiado e por despertar seu interesse para que haja uma continuidade de leitura da notícia.

Uma manchete (do francês manchette) é um título de uma notícia geralmente mais popular ou importante num jornal ou revista, escrito com letras grandes e, muitas vezes, na primeira página antes do titulo (no caso do jornal).

As informações mais importantes da notícia geralmente aparecem no primeiro parágrafo, chamado “lide”. O lide deve responder a seis questões básicas: o quê , quem, quando, como, onde e por quê. Essa estrutura tradicional permite que logo no início o leitor saiba tudo o que a notícia traz como informação relevante.

Em jornalismo, o lide (do inglês lead; em latim incipit) é a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo com duas linhas posto em destaque que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo. A expressão inglesa lead tem, entre outras, a tradução de “primeiro”, “guia” ou “(o que vem) à frente”.

Linguagem referencial: o foco deve ser mantido na notícia. Empatia com o leitor: a linguagem jornalística deve projetar no leitor os sentimentos daqueles que estão envolvidos na notícia. Linguagem narrativa: predominantemente há a ocorrência da narração, gênero associado aos verbos carregados de ação.

Também é preciso escrever um título, que deve conter um verbo e no presente. Para quem precisa escrever uma notícia em um vestibular ou concurso, por exemplo, a professora Jéssica de Fátima explica que o texto deve ter em média três parágrafos.

Por fim, o último parágrafo deve encerrar de preferência com alguma informação adicional ou indicação de leitura complementar que possa ajudar a obter mais dados sobre o assunto. Indicar outras matérias, fontes ou textos relacionados com a pauta ajudam a dar mais credibilidade à notícia.

No jornalismo, um bom título destaca a informação mais relevante que o texto traz. Ele funciona como um gancho — no jargão jornalístico — para o clique na matéria. Você também precisa ter clareza na informação que deseja transmitir.

Inclua o básico do que aconteceu, onde e quando ocorreu, quem está envolvido e por que o assunto é digno de uma notícia.

  1. Esses detalhes são importantes porque são o ponto focal da notícia e informam totalmente o leitor.
  2. Caso esteja escrevendo um artigo de opinião, é aqui que você vai declarar sua opinião também.

É um gênero textual que consiste em expor, opinar ou interpretar fatos de maneira detalhada. Por ser um texto jornalístico, ela deve apresentar linguagem clara e objetiva; uso da norma-padrão; e prevalência da informação na composição dos textos.

Proximidade: quanto mais próximo do leitor for o local do evento, mais interesse a notícia gera, porque implica mais diretamente na vida do leitor. Tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a atenção do público. Relevância: notícia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa.

A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.

Então, lemos nos jornais (lembrando que podem ser impressos, televisivos ou online) os ocorridos e sempre há uma temática principal, que é nada mais nada menos que exatamente o que ocorreu.