Quais são as 4 marcas de uma personalidade antissocial?

Perguntado por: umatos . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

As quatro marcas de uma personalidade antissocial são o egocentrismo, a falta de consciência, o comportamento impulsivo e o encanto superficial. As pessoas com esse diagnóstico são incapazes de apresentar sentimentos de culpabilidade ou de remorso pelo que fizeram.

Entre os principais sintomas de transtorno de personalidade antissocial, destacam-se:

  1. Insensibilidade;
  2. Impulsividade;
  3. Irresponsabilidade;
  4. Manipulação;
  5. Mentiras constantes;
  6. Violência.

Tanto fatores genéticos como ambientais (como problemas durante a infância) contribuem para o desenvolvimento do transtorno de personalidade antissocial. O transtorno de personalidade antissocial é mais comum em parentes de primeiro grau (pais, irmãos e filhos) de pessoas com o transtorno do que na população em geral.

Fobia social, ou antropofobia, se trata de um distúrbio psicológico onde uma pessoa sente medo de estar entre outras pessoas. Esse medo se manifesta de maneira irracional, sem justificativa e de forma extrema.

Há dois níveis de sociopatia. O psicopata comunitário ou de grau leve, que é o tipo mais comum, apresenta os traços de personalidade característicos em um nível mais brando e provavelmente não chegaria a matar, por exemplo.

TIPOS DE BORDERLINE:

  • Borderline Desencorajado. O paciente diagnosticado com o tipo Borderline Desencorajado é aquele que tem tendência ao isolamento e submissão. ...
  • Borderline Petulante. ...
  • Borderline Impulsivo. ...
  • Borderline Autodestrutivo.

Caracterizada por mudanças repentinas e intensas de sentimentos, além de comportamentos instáveis, o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é uma doença mental grave caracterizada por extrema instabilidade de humor, afetos, autoestima, relacionamentos e comportamento.

Como o próprio termo aponta, o egocêntrico possui o foco centrado em si mesmo. Por essa razão, é insensível, não considera opiniões alheias e transforma quase toda situação em um espetáculo cujo protagonista é ele. Sendo assim, conviver com uma personalidade egocêntrica é um tanto desafiador.

Pessoas com o Transtorno da Personalidade Antissocial são mentirosas, manipuladoras, impulsivas, irresponsáveis e até violentas. Desrespeitam e violam os direitos dos outros e não sentem remorso por isso, além de terem dificuldade para seguir planos e normas.

A principal diferença entre ser um introvertido e ser antissocial é que os introvertidos são engajados socialmente (de uma forma que se sinta confortável para eles), enquanto aqueles que são antissociais preferem não ser.

Sociopata é um termo que as pessoas usam, muitas vezes de forma arbitrária, para descrever alguém que aparentemente não tem consciência, é odioso ou digno de ódio. O termo psicopata é usado para designar um sociopata que é simplesmente mais perigoso, como um assassino em massa.

Com uma composição psicológica como essa, fica bem claro que um sociopata não é capaz de um relacionamento amoroso normal. Os sociopatas se valorizam acima dos outros, não se preocupam em pensar fora do escopo do que querem ou precisam, e os sentimentos dos outros são secundários ou não são um problema para eles.

Não há um exame específico que possa detectar o transtorno de personalidade antissocial, assim como não há para qualquer outro transtorno. Dessa forma, o diagnóstico é feito através de anamnese psiquiátrica associada à psicoterapia.

Embora uma das características da Transtorno de Personalidade Antissocial seja a impulsividade, os psicopatas tendem a ser mais cautelosos e evitar riscos. É mais comum que se envolvam em fraudes, ou que seus crimes sejam premeditados. Na maioria dos casos, se aproveitam das pessoas ao redor sem fazer nada ilegal.

Existem muitas razões pelas quais você pode sentir que não precisa de amigos. Preferir a solidão, estar perto de membros da sua família e estar ocupado com outras coisas são apenas alguns fatores que podem desempenhar um papel. O medo de ser desapontado ou magoado pelos amigos também pode ser um fator contribuinte.

Termo usado para explicar o medo irracional de se envolver em jogos amorosos. A pessoa evita carícias, beijos, preliminares, tudo relacionado ao jogo da sedução, do contato íntimo com o outro (e não só amoroso, sexual). Para quem sofre desta fobia é impensável se envolver com alguém.

O narcisismo muitas vezes se traduz em comportamento agressivo. Como não gostam de ser contrariados, esses indivíduos “estouram” com facilidade.

Impaciência. Ao contrário do que se pensa, os sociopatas não costumam ser muito pacientes. Eles se irritam com coisas pequenas do cotidiano e expressam a sua raiva e indignação com exuberância. Alguns indivíduos podem até reagir de forma violenta e agressiva para expressar a sua frustração.

Um sociopata pode ter QI (quociente de inteligência) extremamente alto ou extremamente baixo. O que aproxima as duas doenças mentais é que ambas são desordens de personalidade antissocial, e podem resultar em atos de violência que podem ser terríveis como assassinatos com requinte de crueldade.

Os sociopatas têm dificuldade em estabelecer vínculos afetivos com outras pessoas, seja nos relacionamentos amorosos ou de amizade. Suas relações são, em maioria, superficiais ou baseadas no interesse, quando essas podem trazer algum benefício ou vantagem para ele próprio.

A seguir, listamos os principais deles para ajudar na identificação do momento de procurar ajuda profissional.

  • Mudanças no humor e nos interesses. ...
  • Sentimentos extremos. ...
  • Instabilidade nos relacionamentos. ...
  • Medo de abandono. ...
  • Problemas de autoimagem. ...
  • Impulsividade. ...
  • Agressividade. ...
  • Dificuldades para confiar.