Quais são as 4 funções básicas da administração?

Perguntado por: hsantana . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Funções da Administração: conheça as 4 principais!

  • Planejamento.
  • Organização.
  • Direção.
  • Controle.

O setor administrativo desempenha um papel fundamental para o funcionamento de qualquer empresa, pois é responsável por gerenciar diversos processos importantes, desde a gestão financeira até a organização de atividades e documentação.

As áreas da administração e suas funções

  1. Consultoria. Quem valoriza a flexibilidade e consegue trabalhar com vários clientes pode se dar bem na consultoria. ...
  2. Logística. ...
  3. Administração estratégica. ...
  4. Gestão de pessoas. ...
  5. Finanças. ...
  6. Marketing. ...
  7. Relacionamento com o cliente. ...
  8. Vendas.

A partir desta teoria criada por Fayol foi desenvolvida a ideia dos 4 pilares principais da administração. São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

Apesar das mudanças que aconteceram no campo administrativo, as teorias da administração como: (científica, teoria clássica, teoria das relações humanas teoria estruturalista, teoria neoclássica, teoria comportamental e teoria contingencial), ainda influenciam no segmento industrial, comercial e prestação de serviços ...

Henri Fayol foi a primeira pessoa a identificar elementos ou funções do administrador. Tudo começou com seu livro clássico, lançado em 1916, Administration Industrielle et Generale (Administração Industrial e Geral).

O controle é a função administrativa por meio da qual o desempenho da empresa é avaliado. Fazem parte dele atividades como o acompanhamento das ações, o respeito às normas e aos padrões estabelecidos para a realização de análises e a correção dos problemas identificados.

Diante de todos esses desafios, o administrador – para ser bem sucedido profissionalmente – precisa desenvolver três competências duráveis : o CONHECIMENTO, a PERSPECTIVA e a ATITUDE.

O administrador trabalha em diversas estruturas dentro de uma organização e é responsável pelo planejamento de estratégias, pelo gerenciamento do dia-a-dia da companhia e pela gestão de recursos financeiros, materiais e humanos.

O setor administrativo é considerado o alicerce de qualquer empresa, pois é nele que se concentra os principais tomadores de decisão, que guiarão os passos do negócio. Ele contempla departamentos como financeiro, de recursos humanos, qualidade, comunicação, gestão de produtos e outros.

O curso demonstra como funciona todas as rotinas administrativas e atividades realizadas por um profissional da área administrativa. Esta é uma grande oportunidade de crescimento profissional que garante uma capacitação completa e ajuda a desenvolver e aprimorar habilidades essenciais para as relações de trabalho.

Finalmente, ao longo das demais exposições a intenção foi fazer com que você conhecesse as quatro principais áreas funcionais de uma organização – Produção, Marketing, Finanças e Recursos Humanos – e como elas se desenvolvem e são administradas.

Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões.

A administração tem uma série de características entre elas: um circuito de atividades interligadas, buscar de obtenção de resultados, proporcionar a utilização dos recursos físicos e materiais disponíveis, envolver atividades de planejamento, organização, direção e controle.

Princípios da administração científica de Taylor: para o principal nome da administração científica, existiam quatro princípios a serem seguidos pela gerência, sendo eles: planejamento, preparo, controle e execução. O planejamento seria o responsável por substituir o empirismo pela ciência e procedimentos científicos.

O processo administrativo possui cinco etapas: instauração, instrução, defesa, relatório e decisão.

Planejamento. O planejamento é a base de toda e qualquer atividade empresarial. É por meio dele que o seu negócio definirá as metas a serem alcançadas e as ações que serão necessárias para atingi-las.

Teoria da administração científica ou taylorismo? A teoria de Taylor concentra-se na crença de que fazer as pessoas trabalharem o máximo possível não é tão eficiente quanto otimizar a maneira como o trabalho era realizado.

Administração estratégica é o processo que envolve o planejamento, a execução e o controle das atividades da empresa, implementado dentro do ambiente corporativo.

Taylor (1856-1915) e Jules Henri Fayol (1841-1925) foram os precursores das abordagens clássica e científica da Administração. Frederick Taylor publicou, em 1903, o livro Gerência de Fábrica (Shop Management), onde expôs um estudo que relacionava movimentos e tempos de serviços realizados por operários.

Peter Drucker

Conheça Peter Drucker, considerado o “pai” da Administração moderna. A maioria dos grandes líderes se inspira em outros para crescer. Uma grande fonte de inspiração para todos que se aventuraram pelo ramo da administração no século XX foi o austríaco Peter Drucker.