Quais são as 4 formas de lidar com o conflito?

Perguntado por: lbaptista . Última atualização: 30 de abril de 2023
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Embora possa haver diferentes maneiras de responder, as quatro estratégias a seguir são geralmente vistas como os métodos mais bem-sucedidos para gerenciar conflitos: negociação, colaboração, evitação e competição. A negociação envolve a colaboração mútua para chegar a um acordo mutuamente benéfico.

Motivar as partes que estão em conflito a dialogar, mediando esse contato, é uma ótima forma de lidar com a questão. Trate os envolvidos com igualdade e dê abertura para ouvir suas sugestões de solução.

Evitar acusações e julgamentos: é importante manter a calma e evitar julgar ou acusar as outras pessoas, pois isso pode agravar o conflito.

Os conflitos podem ser divididos em quatro pilares:

  • Intrapessoais: problemas relacionados com um único indivíduo;
  • Interpessoais: ocorrem com duas ou mais pessoas;
  • Intragrupais: dentro de um mesmo grupo, setor ou equipe;
  • Intergrupais: ocorrem em departamentos ou equipes distintas.

5 Estilos de Gestão de Conflitos

  • Efeitos positivos dos conflitos. Faz parte do dia-a-dia do gestor/líder gerir conflitos. ...
  • Estilo Competitivo. ...
  • Estilo de Evitamento. ...
  • Estilo de Compromisso. ...
  • Estilo de Acomodação. ...
  • Estilo de Colaboração.

Entre as formas alternativas para solução dos conflitos, destacam-se conciliação, mediação e arbitragem. A arbitragem e a mediação têm como principal distinção a intensidade da atuação do terceiro imparcial escolhido para auxiliar as partes na solução do litígio.

Autotutela, autodefesa e arbitragem são exemplos de métodos alternativos de solução de conflito.

Invista em uma boa comunicação com os colaboradores em conflito

  1. ouça o que as pessoas têm para falar;
  2. tente sempre ser flexível;
  3. evite ambiguidades, usando uma linguagem clara e direta;
  4. argumente demonstrando empatia — tente se colocar no lugar do outro;
  5. indique soluções e acordos para o conflito.

Alguns pontos necessários para que o Lider/Gestor consiga gerenciar conflitos: Entender a origem, já que as principais razões se encontram na diferença de interesses e valores. Estabelecer o diálogo – ouvir os lados envolvidos. Dialogar, falar da situação, mesmo que seja difícil.

Sendo assim, a forma para não deixar um conflito virar confronto é investir na boa comunicação, no diálogo entre pessoas que, muitas vezes, pensam de forma diferente. Para que um conflito de ideias não se transforme em um confronto entre pessoas, é importante sentar e conversar o quanto antes.

Diminui as chances de viver remoendo as situações ruins
Esse é um dos resultados de evitar o conflito. O principal problema disso é que as situações ruins ficam presentes com frequência no seu pensamento. Consequentemente, sentimentos negativos também surgem a toda hora, dificultando os momentos de paz.

Berg (2012) defende que existem três tipos de conflitos: pessoais, interpessoais e organizacionais, conforme veremos a seguir.

  • Conflito pessoal. ...
  • Conflito interpessoal. ...
  • Conflito organizacional.

Chiavenato (2014) ainda relata que o conflito pode ocorrer em três níveis de gravidade, tais como: conflito percebido, conflito experienciado e conflito manifestado.

Por isso, ele pode ser dividido em fases, são elas: o conflito latente, a iniciação, a busca de equilíbrio de poder, o equilíbrio de poder e a ruptura do equilíbrio.

Portanto, a melhor forma de resolver conflitos, atualmente, é através da arbitragem ou da mediação. Afinal, há muito mais segurança para os interesses envolvidos e muito mais economia, seja no fator tempo ou mesmo no fator financeiro.

Embora possa haver diferentes maneiras de responder, as quatro estratégias a seguir são geralmente vistas como os métodos mais bem-sucedidos para gerenciar conflitos: negociação, colaboração, evitação e competição.