Quais são as 4 fases do reparo tecidual?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

É dividida em 4 subfases: epitelização, angiogênese, fibroplasia e formação do tecido de granulação.

Envolve três etapas básicas: Inflamatória. Proliferativa. Maturação.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Tipos de Cicatrização

  1. Cicatrização por primeira intenção ou imediata (União primária) Incisão limpa em que as bordas estão aproximadas; ...
  2. Cicatrização por segunda intenção ou mediata (Contração e Epitelização) É aquela que permanece aberta; ...
  3. Cicatrização por terceira intenção.

Cicatrização é o nome dado ao processo de reparação tecidual que substitui o tecido lesado por um tecido novo. A reparação envolve a regeneração de células especializadas, a formação de tecido de granulação e a reconstrução do tecido. Esses eventos não acontecem isoladamente, e sim, sobrepondo e se completando.

O reparo tecidual é um processo em que o organismo reconstrói a arquitetura de um tecido danificado. Existem dois tipos de reparação: regeneração e cicatrização.

A fase de maturação tem início no 21° dia e é a última do processo de cicatrização. Durante esse estágio, a densidade celular e a vascularização da ferida diminuem. Então, começa o processo de formação das fibras colágenas.

O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.

Onde acontece a regeneração celular
É na camada basal, a mais profunda da epiderme, que as células novas se originam e, de lá, sobem para a camada córnea, a mais externa do corpo. Ali, as células mortas vão sendo substituídas, ao serem eliminadas com a descamação da pele.

As úlceras são lesões superficiais ou profundas na pele ou nas mucosas e são popularmente chamadas de feridas. Podem ter diversas causas, como hereditariedade, doenças pré-existentes e fatores de risco como sedentarismo e tabagismo.

5 tipos de curativos

  • Alginato. Alginato de cálcio com sódio é uma solução incolor e com rápida absorção pela pele, além de facilitar no desbridamento da ferida. ...
  • Hidrogel. ...
  • Carvão ativado. ...
  • Antissépticos. ...
  • Hidrocolóide.

Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas. Figura 4.1: Uma ferida inflamada geralmente produz exsudato.

A deiscência da sutura cirúrgica, popularmente conhecida como abertura dos pontos, é uma complicação grave na qual as bordas da ferida, que estão unidas por uma sutura, acabam abrindo e se afastando, o que aumenta o risco de infecção e dificulta a cicatrização.

Quase sempre, o odor é resultado da infestação do local com bactérias capazes de se multiplicar em ambientes livres de oxigênio – as chamadas bactérias anaeróbicas. Alguns produtos podem ajudar no tratamento desse cheiro nauseante. Se ele é decorrente de infecção, antibióticos ajudam a controlar o problema.