Quais são as 4 fases do potencial de ação?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos
  • FASE 0. Corresponde à despolarização da célula miocárdica. ...
  • FASE 1. Ocorre logo após o fechamento brusco dos canais rápidos de sódio. ...
  • FASE 2. Ocorre um plateau, isto é, o potencial elétrico se mantem em 0 mV. ...
  • FASE 3. É a fase de repolarização rápida. ...
  • FASE 4. Corresponde a fase de repouso.

O potencial de ação é um fenômeno das células excitáveis, como as neuronais e as musculares, consistindo em des- polarização rápida, seguida por repolarização da membrana celular. Os potenciais de ação representam o mecanismo básico para a transmissão de informação, no sistema nervoso e em todos tipos de músculos.

Toda oscilação que tira a célula do seu repouso e leva ela a um valor mais positivo, chamamos de despolarização (consequência da abertura de canais de Na+). Voltar a polaridade inicial depois de despolarizado é chamado de repolarização (o K+ faz isso).

A fase ascendente consiste na fase de despolarização da membrana, onde atinge o pico de +40mV. A fase descendente consiste na repolarização de membrana, onde sua face intracelular volta a ficar mais negativa que a face extracelular, e que o potencial de repouso (-65mV), ou seja, mais negativo que isso.

Despolarização e hiperpolarização ocorrem quando canais de íons da membrana se abrem ou se fecham, alterando a capacidade de um íon em particular entrar ou sair da célula.

Esse processo se dá devido às propriedades funcionais das células cardíacas: automatismo, excitação, condutibilidade e contratilidade.

O ciclo cardíaco é formado por 6 fases no total, são elas:

  • Contração isovolumétrica;
  • Ejeção ventricular;
  • Relaxamento isovolumétrico;
  • Enchimento Rápido;
  • Diástase; e.
  • Sístole atrial.

O ciclo cardíaco abrange o período de diástole (relaxamento), no qual o coração se enche de sangue, e o período de sístole que é de contração, onde o sangue é ejetado.

Geralmente elas ocorrem entre o axônio de um neurônio e o dendrito de outro. Entretanto, podem ocorrer algumas sinapses menos comuns, tais como axônio com axônio, dendrito com dendrito e dendrito com corpo celular.

Em uma sinapse, um neurônio envia uma mensagem para um neurônio alvo - uma outra célula. A maioria das sinapses são químicas; nestas sinapses a comunicação é feita usando mensageiros químicos. Outras sinapses são elétricas; nestas sinapses ocorre um fluxo direto de íons entre as células.

Existem dois tipos de sinapses: química e elétrica. As sinapses químicas são as mais comuns nos seres humanos e outros mamíferos. As sinapses elétricas são mais comuns em organismos invertebrados, nos humanos geralmente não ocorrem em neurônios, apenas nas células gliais ou musculares.

É o retorno às condições normais de repouso encontradas na membrana celular antes da mesma ser excitada e despolarizada. Nessa fase, a permeabilidade aos íons potássio retorna ao normal e a célula rapidamente retorna às suas condições normais.

A mudança da polarização que ocorre com a entrada do sódio é denominada despolarização. No entanto, esse íon é rapidamente expulso, mediante a ação da bomba de sódio, e a membrana retorna à sua polarização inicial, positiva na face externa e negativa na face interna.

O segmento inicial do axônio é o local de geração de potencial de ação, a zona de disparo. Contrariamente aos dendritos, que gradualmente vão se afilando, o diâmetro do axônio permanece constante por todo o seu comprimento. Nos axônios mielínicos, uma bainha de mielina se estende do segmento inicial até o telodendro.

Ascendente se refere aos nossos ancestrais, antecessores e antepassados. Indica as pessoas de quem nós descendemos, como avós e pais. Descendente se refere aos nossos sucessores, progênie e porvindouros. Indica as pessoas que descendem de nós, como filhos e netos.

Nesse sentido, podemos afirmar que se trata da origem, ou seja, ascendentes relacionados aos pais, avós e bisavós. Agora, descendência se refere àqueles que vierem depois de uma determinada pessoa, isto é, a prole. Assim sendo, representando esse conjunto, aparecem os filhos, netos, bisnetos, e assim sucessivamente.

Uma hiperpolarização é qualquer mudança no potencial de membrana que torna a membrana celular mais polarizada, ou seja, é o aumento no valor absoluto do potencial de membrana. Assim sendo, qualquer mudança que afaste o potencial de membrana do valor nulo é considerado uma hiperpolarização.

As sinapses nada mais são do que o ponto de contato entre uma célula nervosa e outra célula excitável, a qual pode ser outro neurônio ou uma outra célula, como, por exemplo, uma célula muscular. E, a partir desse contato, há a transmissão de determinada informação.