Quais são as 4 fases do Brasil Colônia?

Perguntado por: lbeiramar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Portanto, seria mais preciso referirmo-nos ao processo da chegada dos portugueses como a invenção do Brasil, da qual se sucederam projetos diferentes.

  • Período Pré-Cabralino (~ -1500)
  • Período Pré-Colonial (1500-1530)
  • Período Colonial (1530-1815)
  • Período Imperial.
  • Período Republicano.

A colonização do Brasil começou com a chegada dos portugueses, em 1500, e a historiografia recente considera o período anterior à colonização efetiva do território como Pré-Colonial, de 1500 a 1530.

Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

A colonização do Brasil foi o processo de chegada, invasão, ocupação e exploração do território brasileiro que foi realizado por Portugal entre os séculos XVI e XIX. Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, implantando as primeiras iniciativas mais consistentes de ocupação e colonização a partir da década de 1530.

O período colonial brasileiro se estende de 1530 (marcado pela missão “exploradora” de Martim Afonso de Souza) a 1815 (quando o Estado do Brasil passou a ser o Reino de Portugal, Brasil e Algarves). Foi um momento histórico bastante conturbado em que o Brasil conquistou grande parte de sua extensão territorial.

A produção açucareira foi o principal produto da economia até meados do século XVIII. O cultivo da cana-de-açúcar tinha como finalidade abastecer também o mercado europeu. Assim como o pau-brasil, sua mão de obra era executada principalmente pelos nativos indígenas e pelos negros trazidos do continente africano.

Entre os principais eventos que marcam a deflagração das revoltas nativistas, destacamos a Revolta dos Beckman (1684, Maranhão); a Guerra dos Emboabas (1707, Minas Gerais); a Guerra dos Mascates (1710, Pernambuco); e a Revolta de Filipe dos Santos (1720, Minas Gerais).

Assim, o território brasileiro foi dividido em 14 capitanias, que, por sua vez, dividiam-se entre membros da nobreza de confiança do rei português D. João III.

O Brasil Colônia é o período que compreende os anos de 1530 a 1822.

Do ponto de vista oficial, a colonização do Brasil acabou em 1815, quando o rei d. João VI elevou o Brasil à condição de reino. Com isso, o Brasil deixava de ser uma colônia e tornava-se parte integrante do reino de Portugal.

As colônias podem ser classificadas em:

  • heteromorfas,
  • isomorfas.

Martim Afonso de Souza

O início da colonização no Brasil foi dado a partir da primeira expedição colonizadora, comandada por Martim Afonso de Souza. O primeiro povoado, a Vila de São Vicente, surgiu em 1532 no litoral do estado de São Paulo, que contava com engenho para produção de açúcar.

Quais as principais características do período colonial no Brasil? O período colonial brasileiro foi marcado por diversos momentos envolvendo os ciclos de exploração, conflitos e a constituição de uma nova sociedade em uma terra praticamente virgem.

A Pré-História é dividida em Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Idade dos Metais. O ser humano da Pré-História teve que se adaptar ao meio ambiente para sobreviver, transformando-se, ao longo do tempo, de nômade caçador a sedentário agricultor.

Os três períodos da História brasileira são:

  • Período Colonial (1500-1822)
  • Período Monárquico (1822-1889)
  • Período Republicano (1889-atualmente).

O Paleolítico é a primeira fase do que tradicionalmente denominamos como Pré-História. Essa fase se estende até cerca de 12.000 anos a. C. (DALAL, ...

II. Os portugueses vieram ao Brasil junto aos espanhóis para conquistar as terras.

Quais foram os principais colonizadores? Os primeiros foram os portugueses, mas depois novos povos imigrantes vieram para colonizar o Brasil: alemães, japoneses, italianos, holandeses.

Civilização das Conchas
Eles ocuparam do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul entre 6 mil e mil anos atrás, e ficaram conhecidos pelas edificações que erguiam para sepultar seus mortos: os sambaquis.