Quais são as 4 fases do amor?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Do ponto de vista neurocientífico, foi determinada a existência de 4 fases diferentes dentro dos relacionamentos amorosos:

  • Atração. Dentro dessa primeira fase, as pessoas sentem a necessidade de estar sempre próximas, não querem parar de se ver em nenhum momento. ...
  • Citação. ...
  • Paixão. ...
  • Amor verdadeiro.

Rita DeMaria, uma terapeuta de casamentos e família, chama essa crise de “estágio da percepção“. Ela geralmente acontece entre 6 meses e 1 anos após o casamento. O charme da paixão desaparece e a pessoa começa a ver o parceiro como ele realmente é.

García Huete indica que “se é apenas amor apaixonado, a duração não é superior a 3-4 anos “Do lado oposto, onde não só a atração sexual é o pilar básico do relacionamento, mas também o amor pela coexistência e o amor responsável, “o relacionamento pode ser estendido indefinidamente”.

A TEORIA DOS TRÊS AMORES; A THREAD existe uma crença que diz que os seres humanos só se apaixonam por três pessoas ao longo de suas vidas, e que esses três amores, cada um diferente do outro, são necessários para aprender como amar e ser amado da forma correta.

O SENTIMENTO começa por um simples olhar, com isso nos desperta querer ficar mais próximo a pessoa aonde vem à amizade e tem a chance de conhecer mais e conforme vamos se conhecendo mais esse SENTIMENTO vai se despertando ardentemente em seu CORAÇÃO, se passa dias ate mesmo meses e quando menos nós esperamos esse ...

De acordo com um psicólogo: Amar alguém é se importar de verdade com o outro e querer conhecê-lo cada vez mais. O amor pode ser platônico ou romântico, mas sempre tem a ver com entender quem o outro é e celebrá-lo por isso. Saiba que o amor leva um tempo para se desenvolver.

Você não pode apressar o amor — e, infelizmente, tampouco pode abreviar o processo de superação do fim do relacionamento. Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação.

Algumas das maiores forças que empurram um relacionamento para o ralador são: apego, vitimização e projeção.

1. A fase de faísca. Esse é o momento que marca o início de um relacionamento, no qual ambas as partes percebem que gostam um do outro e começam a sair juntos, mas sem ter um relacionamento sério. O estudo descobriu que uma a cada quatro pessoas costuma beijar em um primeiro encontro.

Enquanto as mulheres deram uma nota média de 6,84 para seu sofrimento emocional, os homens atribuíram uma nota de 6,58. Em termos de dor física experimentada após um término, as mulheres também "ganham": elas deram a nota média de 4,21 para esse tipo de sofrimento, enquanto os homens deram a nota média de 3,75.

Ele gosta de estar perto de você e está sempre sorrindo
Quando o homem está interessado, ele quer estar ao seu redor. Ele se mostra curioso para as coisas que você está fazendo, para a sua vida, e até para o que você fez até o dia de hoje. Claro, daqui para frente, ele espera dividir o tempo futuro com você.

Ele se esquiva
Ele também não vai querer suas coisas na casa dele e sempre vai te devolver caso você esqueça casualmente algo. Ele não quer fazer nada que dê a entender que o relacionamento está fazendo progresso porque, na mente dele, não há relacionamento.

É, no entanto, também a ciência que sugere que, sim, para além de qualquer cinismo, o amor pode sim ser duradouro – e é isso que a psicóloga Sue Johnson defende.

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

Contudo, existem formas de como deixar de gostar de alguém. E, como todo processo de mudança, requer muito foco e determinação. Por exemplo, distanciar-se, listar os defeitos da pessoa e se livrar das lembranças dela. Outras formas também são evitar falar na pessoa e, principalmente, não manter contato.

A matemática britânica Hannah Fry, de 35 anos, realizou um estudo que chegou à conclusão de que uma pessoa tem mais chances de conhecer o grande amor de sua vida entre os 27 e 35 anos.

Etimologicamente, o termo “amor” surgiu a partir do latim “amor”, palavra que tinha justamente o mesmo significado que atualmente: sentimento de afeição, paixão e grande desejo.

O verdadeiro amor chega na nossa vida não no dia em que o outro diz que nos ama. O verdadeiro amor chega na nossa vida no dia em que o outro sem dizer uma palavra, nos olha nos olhos e nos convence que nos ama, sem precisar dizer, sem precisar usar o recurso da palavra.

Nesse sentido as palavras seriam equivalentes diferenciando-se apenas pela intensidade do sentimento. Será que a diferença entre os sentimentos resume-se à sua intensidade? Se considerarmos essa hipótese, a resposta à sua pergunta será: sim, é possivel amar ou apaixonar-se por uma pessoa em pouquíssimo tempo.

O amor envolve viver o agora, entender e absorver o que passou e ter planos ao futuro. Em relação ao gostar é aproveitar o presente sem se preocupar com o futuro e esquecer do passado quase sempre.