Quais são as 4 fases da comunicação assertiva?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 28 de abril de 2023
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E para que isso aconteça de forma legítima, aquele que transmite uma mensagem precisa buscar incessantemente os quatro Cs da comunicação assertiva, clareza, consistência, coerência e confiança.

Estilo de comunicação assertivo.
É o tipo de comunicador que sabe como explicar e defender o que quer. Os comunicadores assertivos podem fazer gestos com as mãos para se comunicar de maneira não verbal, e costumam exibir expressões faciais calmas ou alegres ao falar.

Esse tipo de comunicação preza por construir uma conversa com base em pilares como respeito, transparência e eficiência. A comunicação assertiva diz respeito a ser honesto em todas as suas falas, manter a consistência do discurso e fazer isso de forma objetiva e empática.

Elementos da Comunicação: emissor, receptor, mensagem - Toda Matéria.

Falaremos agora de três passos importantes para uma comunicação assertiva e eficaz na advocacia.

  1. Compreensão da real intenção do cliente. ...
  2. Criação de uma conexão verdadeira com o cliente. ...
  3. Estabelecimento de uma relação de causa e consequência dos fatos.

Comunicação assertiva é a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de maneira direta e facilmente compreensível, sem, no entanto, ser agressivo ou desrespeitoso. É a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de forma que os outros entendam facilmente.

Na primeira, a pessoa reconhece algo em relação à pessoa (tristeza, raiva) ou situação (pressão de tempo). Na segunda, descreve a sua situação, sentimentos, desejos ou crenças.

Ter uma comunicação assertiva é um fator muito importante para quem deseja se tornar um bom profissional. Essa competência mede a capacidade de argumentação; de passar as informações com clareza, dinâmica e respeito; de se relacionar com os outros e ainda conquistar a colaboração e a confiança das pessoas.

Nós estamos sempre nos comunicando por meio de quatro tipos de métodos de comunicação. Há comunicação verbal, não-verbal, escrita e visual. Compreender o uso dessas quatro categorias é essencial para entender o significado da comunicação e melhorar suas habilidades.

Como ser assertivo no dia a dia

  1. 1 - Escuta. Antes de falar, ouça. ...
  2. 2 - Compreensão. Busque ser compreensivo em relação a opiniões diferentes da sua e não faça pré-julgamentos.
  3. 3 - Não seja agressivo. ...
  4. 4 - Sem rodeios. ...
  5. 5 - Cuide o tom da voz e seus gestos. ...
  6. 6 - Humildade. ...
  7. 7 - Empatia. ...
  8. 8 - Honestidade.

Assertividade é a habilidade de se comunicar com clareza, confiança e objetividade. É própria de pessoas que conseguem dizer o que sentem, pensam e precisam. Sem perder de vista o respeito às opiniões alheias.

Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas. Quem não assume suas posições com autenticidade não é assertivo; é o tipo de pessoa que fica dando voltas e não se posiciona nitidamente.

5 pilares para a boa comunicação

  • #1. Privilegiar a Forma sobre o Conteúdo.
  • #2. Ouvir mais e falar menos.
  • #3. Falar a linguagem de quem nos ouve.
  • #4. Falar. De viva voz.
  • #5. Construir uma história.

O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito – Diálogos Transformativos.

Elementos da comunicação: o emissor
Ou seja, é o sujeito que se manifesta por meio do código escolhido por ele e envia a mensagem ao receptor. Assim, o emissor pode ser o primeiro elemento da comunicação que inicia o processo comunicativo.

Para que uma comunicação aconteça, são necessários seis elementos: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o contexto e o código. Sem eles, não existe comunicação!