Quais são as 4 etapas dos primeiros socorros?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Controlar a situação. Sinalizar o local. Avaliar a situação. Acionar o socorro especializado.

- Minimizar o risco de outras lesões e complicações à vítima, e evitar focos de infecções; - Deixar a vítima o mais calma e confortável possível; - Providenciar atendimento especializado o mais precoce possível; - Providenciar o transporte adequado à vítima.

Outra regra básica de primeiros socorros é nunca fazer algo que você não tem certeza de como fazer, seja uma respiração boca a boca, massagem cardíaca e especialmente, movimentar a vítima depois de acidentes de trânsito. Não pare até que o resgate chegue.

Abordagem Primária Rápida
É a avaliação sucinta da consciência, respiração e circulação. Deve ser finalizada em no máximo 30 segundos.

Confira a seguir as atitudes que devem ser tomadas:

  1. Mantenha a vítima consciente.
  2. Verifique a respiração da vítima.
  3. Não mexa na vítima a menos que seja necessário.
  4. Preserve o local e mantenha a passagem livre.
  5. Saiba pedir socorro.

Caso a vítima esteja consciente, pergunte como ela se chama, quem é ela, qual a sua idade, se ela é residente da cidade, o que aconteceu e, ainda, se ela permite, autoriza o seu atendimento. Observe se a vítima responde às suas perguntas, chame-a em um tom alto o suficiente para ela ouvir.

Fazer o alarme adequado. Determinar as prioridades de socorro. Adotar medidas necessárias ao quadro clinico da vítima. Evacuar/promover a evacuação da vítima para um centro hospitalar nas condições adequadas.

Como deve ser a atuação dos primeiros socorros diante de uma PCR? Após reconhecer a parada cardiorrespiratória, você deve iniciar imediatamente a PCR primeiros socorros, também chamada de Ressuscitação Cardiopulmonar.

O que faz um socorrista? O socorrista é a pessoa que faz os primeiros atendimentos às vítimas em acidentes como: afogamento, engasgo, parada cardiorrespiratória, trauma ou intercorrências clínicas.

Sessenta minutos, ou a “Golden Hour” (Hora de Ouro). Este é o tempo que socorristas e médicos tem para atender as vítimas de acidentes graves ou de problemas de saúde como infartos e derrames. Por isso mesmo eles são treinados para chegar o mais rápido possível ao local do acidente.

Parada cardíaca
O principal erro é fazer as mesmas coisas com pessoas de diferentes idades. Para os adultos e adolescentes, a massagem cardíaca (também chamada de Ressuscitação Cárdio Pulmonar, ou RCP) deve ser realizada com as duas mãos. A mão que você mais usa (“mão forte”) vai por baixo, em contato com a vítima.

Antes de prestar os primeiros socorros, cheque o ambiente onde a vítima está. Verifique se há fogo por perto, fios elétricos, fumaça, gás inflamatório e diversos outros fatores de risco. Caso esteja em um ambiente onde você precisará arriscar-se para socorrer a vítima, o ideal é não fazê-lo.

1 – O que é o ABCDE do trauma? Se trata da avaliação primária do paciente traumatizado, de forma esquematizada, para maior eficiência. A: Via aérea (Airway); B: Respiração (Breathing); C: Circulação; D: Avaliação neurológica; E: Exposição.

O XABCDE é um mnemônico que padroniza o atendimento inicial ao paciente politraumatizado. Ele define, portanto, as prioridades na abordagem ao trauma, no sentido de padronizar o atendimento.

Como é chamado as duas técnicas para abertura da via área de vitimas ? A resposta correta é: Jaw Trust e Schint Lift.

Qualquer pessoa treinada poderá prestar os Primeiros Socorros, conduzindo-se com serenidade, compreensão e confiança. Conhecimentos básicos de primeiros socorros são fundamentais, pois podem salvar uma vida.

Se a vítima estiver inconsciente, devemos colocá-la de lado, para evitar asfixia e afogamento. B - Verificar a respiração: aproxime-se para escutar a boca e o nariz do acidentado, verificando também os movimentos característicos de tórax e abdômen.

As três etapas da APH
Compreende, portanto, três etapas: Assistência ao paciente na cena (no local da ocorrência); Transporte do paciente até o hospital; Chegada do paciente ao hospital.

No caso de parada cardiorrespiratória, os passos do atendimento em SBV são representados pelo CABD primário, em que as letras correspondem a:

  • C - checar responsividade e respiração, chamar por ajuda, checar pulso e (iniciar) compressões.
  • A - abertura das vias aéreas.
  • B - boa ventilação.
  • D - desfibrilação.

Manter a calma é essencial para que as ações realizadas tenham êxito. Consiste na primeira etapa básica na prestação dos primeiros socorros. Ao chegar no local do acidente, seja em casa ou no local de trabalho, assuma o controle da situação e proceda a uma rápida e segura avaliação da ocorrência.