Quais são as 4 escolas filosóficas?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

As principais escolas são:

  • Epicurismo. Escola fundada por Epicuro, os epicuristas creem que o bem é originário da prática da virtude e para que o indivíduo encontre o prazer, tanto o corpo quanto a alma devem evitar o sofrimento.
  • Ceticismo.
  • Estoicismo. Defendem o uso da razão a qualquer custo. ...
  • Cinismo.

As escolas pré-socráticas e suas principais ideias

  • Escola Jônica pré-socrática.
  • Escola Itálica pré-socrática.
  • Escola Pluralistas pré-socrática.
  • Escola Eleática pré-socrática.

Formas políticas, uma Escola de Filosofia é uma organização, tem uma estrutura que lhe permite cumprir com suas funções, então, de acordo com os preconceitos de cada um, é vista como próxima aos comunistas ou aos nazistas.

As escolas do Helenismo buscam em essência uma maneira de alcançar a felicidade e como parte integrante delas, não poderia ter sido diferente com o Cinismo. Os Cínicos acreditavam que somente os virtuosos conseguiriam alcançar a Felicidade.

Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.

É divida em três períodos: pré-socrático, socrático e helenístico; Suas principais escolas são: platonismo, aristotelianismo, estoicismo, epicurismo, ceticismo, cinismo; Entre seus principais representantes estão Platão, Aristóteles, Epicuro, Tales de Mileto e Sócrates.

1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.

Sócrates

Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) foi um filósofo grego, mesmo não sendo o primeiro filósofo da história, é reconhecido como o "pai da filosofia" por representar o grande marco da filosofia ocidental.

Tomás de Aquino

Tomás de Aquino foi o principal intelectual da escolástica. Além de estudar e discutir a produção intelectual de Aristóteles, ele produziu suas próprias ideias, que em sua obra aparecem misturadas com as do filósofo grego e com o cristianismo.

Tales de Mileto

O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales acreditava que a primeira substância era a água, a água era a origem única de todas as coisas.

O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.

O Cinismo é uma corrente filosófica que pregava o total desprezo pelos bens materiais e o prazer. Para os cínicos, a filosofia moral não poderia estar separada do modo de vida dos filósofos. Eles deveriam ser exemplos daquilo que afirmam.

a) alcançar o prazer moderado e a felicidade. b) valorizar os deveres e as obrigações sociais. c) aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação. d) refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.

Enquanto o estoicismo ensina que deve utilizar a razão, negar os prazeres terrenos e aceitar as dores e problemas, lidando apenas com o que pode ser controlado, o epicurismo prega que os indivíduosdevem procurar prazeres moderados para alcançar um estado de tranquilidade e de libertação da dor.

De modo geral, Epicuro não atribuía grande importância nem a vida política nem à social. Considerava o Estado como uma mera conveniência e aconselhava o homem bem avisado a que não participasse da vida pública. Diversamente do Cinismo, não propunha ao homem o abandono da civilização e o retorno à natureza.

A filosofia antiga é dividida em quatro períodos distintos: Período Pré-socrático, Período Socrático, Período Sistemático e Período Helenístico.

Parmênides

Parmênides foi o fundador da escola eleática e, em seu poema Sobre a Natureza, oferece-nos o primeiro estudo sobre o Ser. A escola eleática tem o seu nome derivado da cidade de Eleia, ao sul da Itália, lugar de origem de seus principais pensadores: Parmênides, Zenão e Melisso.

De modo geral, duas escolas filosóficas destacaram-se no que chamados de filosofia medieval: a Patrística e Escolástica. Patrística: desenvolvida no período de transição da Antiguidade para a Idade Média, essa escola produziu grande parte do pensamento que originou o sistema teológico cristão.

São quatro estes requisitos: rigorosidade, criticidade, totalidade e radicalidade. Estas quatro características ou requisitos formam a condição de possibilidade da filosofia. Vejamos então um pouco mais detalhadamente cada uma destas características. A análise filosófica deve ser, antes de mais nada, rigorosa.

A filosofia pode ser dividida em vários ramos, ou áreas de conhecimento, são elas: Metafísica. Lógica. Ética.

Uma forma de responder essa questão é através de uma visão geral das suas principais áreas de estudo – metafísica, epistemologia, ética, estética, filosofia política, lógica – e dos vários problemas abordados em cada uma delas.