Quais são as 4 dobras?

Perguntado por: rlancastre . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Como existem diversos tipos de medidas de dobras cutâneas e suas principais aplicações, a seguir veremos alguns tipos de dobras cutâneas importantes para a avaliação corporal.

  • Dobra Cutânea do Tríceps. ...
  • Dobra Cutânea Subescapular. ...
  • Dobra Cutânea Axilar Média. ...
  • Dobra Cutânea do Bíceps. ...
  • Dobra Cutânea Suprailíaca.

Densidade Corporal = (0,29669 x soma das dobras cutâneas) — (0,00043 x quadrado da soma das dobras cutâneas) + (0,02963 x idade) + 1,4072.

As principais medidas antropométricas utilizadas nos serviços de saúde são: peso, altura, circunferência abdominal e cefálica. Mais do que realizar uma ação rotineira, essas medidas fazem parte da vigilância em saúde.

No protocolo de Pollock & Wilmore são utilizados para o sexo masculino as dobras peitoral, abdominal e coxa, e para o sexo feminino, triciptal, suprailíaca e coxa.

Geralmente, quando falamos de dobras cutâneas, são 7 dobras citadas, mas existem ainda mais que esse número. Confira as principais: Axilar média: A medição é feita de forma oblíqua ao eixo longitudinal, com o braço do avaliado direcionado para trás.

Dobra cutânea tricipital
O ponto tricipital deve ser marcado no lado posterior do braço, na linha média do músculo tricipital, no ponto médio entre o acrômio e o rádio. A dobra cutânea tricipital deve ser pinçada verticalmente (paralela ao comprimento do braço).

As dobras cutâneas são bastante utilizadas no consultório durante o atendimento nutricional para avaliar e acompanhar a reserva de gordura do paciente. Uma das maneiras mais utilizadas para o cálculo da composição corporal ainda é a aferição das dobras cutâneas com o adipômetro.

As dez pragas do Egito foram enviadas para atingir a agricultura, os animais, os empregados e todos os egípcios. O único interesse de Deus era a liberdade dos israelitas, para eliminar as pragas. Por conta da teimosia de Faraó, as pragas foram se sucedendo e chegou até a morte dos primogênitos egípcios.

Ao todo foram dez pragas enviadas: águas que se tornaram sangue, infestação de rãs, piolhos e moscas, peste no gado, úlceras nas pessoas, chuva de pedras, infestação de gafanhotos, escuridão e a morte dos primogênitos das famílias. A história é narrada na Bíblia, no livro Êxodo do Antigo Testamento.

As 10 pragas do Egito são retratadas na Bíblia como castigos que Deus lançou sobre os egípcios. A justificativa para tais calamidades foi a recusa do faraó Ramsés II em libertar os escravos hebreus.

O protocolo de FAULKNER (DE ROSE, 1984) descreve o procedimento do somatório das qua- tro dobras cutâneas, a partir da utilização da fór- mula de YUHASZ: % de Gordura = S4medidas x 0,153 +5,783.

Para calcular a gordura corporal se usam equipamentos de bioimpedância, como balanças, que conseguem avaliar de forma simples o peso, a quantidade de água, músculo e gordura do corpo e, a medição deve ser feita em jejum ou no mínimo 1 hora após uma refeição leve, como uma salada.

Para avaliação nutricional de adultos, considera-se medidas antropométricas, exame físico e bioquímico e avaliação dietética, sendo a antropometria uma medida de suma importância para identificar o estado nutricional desses indivíduos.

A antropometria é a medida das dimensões físicas de uma pessoa. Dessa forma, inclui peso, circunferência abdominal, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura e índice de padrão de crescimento.

Sendo assim, as medidas antropométricas, como peso e altura, são dados que servem para avaliar o tamanho, forma e composição do corpo humano.