Quais são as 4 correntes filosóficas?
Principais correntes filosóficas
- Idealismo. O Idealismo, de uma fora generalista, acredita que as ações humanas são guiadas pelas ideias. ...
- Materialismo. ...
- Escolástica. ...
- Racionalismo. ...
- Empirismo. ...
- Pragmatismo. ...
- Existencialismo. ...
- Pós-modernismo.
Qual a corrente filosófica de Sócrates?
Sócrates ficou conhecido por ter iniciado um período da Filosofia Grega Antiga, o Período Socrático ou Antropológico, que teria surgido como uma nova saída em relação aos estudos dos filósofos anteriores (classificados como pré-socráticos).
O que é o empirismo defende?
Basicamente, o empirismo defende que todo o conhecimento advém da experiência prática que temos cotidianamente, ou seja, que as nossas estruturas cognitivas somente aprendem por meio da vivência e das apreensões de nossos sentidos.
Qual a corrente filosófica de Platão?
Platonismo é a corrente filosófica criada por Platão, pensador influenciado por Sócrates e considerado um dos mais importantes da Grécia Antiga (428 a.C. 347 a.C). Com uma teoria idealista, o filósofo acreditava que quanto mais pensada uma ideia, mais chances teria para concretizá-la.
Qual a corrente filosófica de Aristóteles?
Aristóteles - Filosofia. Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.
O que as correntes filosóficas têm em comum?
“Por mais diversas que sejam entre si, as correntes filosóficas têm em comum o fato de identificarem um interesse central em sua tentativa de compreender a realidade, e fazerem dele a pergunta principal em torno da qual agrupam os demais interesses ou problemas que tentam resolver gradualmente – e aos quais procuram ...
Qual é a filosofia de Kant?
Kant fundou uma nova teoria do conhecimento, chamada idealismo transcendental, e a sua filosofia, como um todo, fundou o criticismo, corrente crítica do saber filosófico que visava, como queria Kant, a delimitar os limites do conhecimento humano.
O que é o idealismo na filosofia?
O idealismo é uma corrente filosófica que defende que a existência das coisas no mundo depende das ideias presentes no espírito humano. Para os filósofos idealistas, a realidade é conhecida por meio dessas ideias.
Quais são as 4 principais características da filosofia?
São quatro estes requisitos: rigorosidade, criticidade, totalidade e radicalidade. Estas quatro características ou requisitos formam a condição de possibilidade da filosofia. Vejamos então um pouco mais detalhadamente cada uma destas características. A análise filosófica deve ser, antes de mais nada, rigorosa.
Quais são as 5 áreas da filosofia?
Uma forma de responder essa questão é através de uma visão geral das suas principais áreas de estudo – metafísica, epistemologia, ética, estética, filosofia política, lógica – e dos vários problemas abordados em cada uma delas.
Que é considerado o pai da filosofia?
Tales de Mileto
Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica.
Qual foi a frase que Sócrates disse antes de morrer?
Segundo Sócrates, “ninguém sabe o que é a morte, nem se, por- ventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males.
Quem é o pai da filosofia moderna?
René Descartes
Introdução. Filósofo francês, nascido em 31 de março de 1596, René Descartes é considerado o pai da Filosofia Moderna.
Qual o nome da corrente filosófica de Sartre?
O existencialismo é uma corrente teórico-filosófica de pensamento que ganhou notoriedade no século XX a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo filósofo alemão Martin Heidegger e pelo filósofo francês Jean-Paul Sartre.