Quais são as 4 classificações de bens de consumo?

Perguntado por: acaldeira4 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Classificação dos bens de consumo

  • Eletrodomésticos;
  • Eletroeletrônicos;
  • Móveis; e.
  • Automóveis.

Os bens de consumo têm como foco a satisfação de um individuo ou grupo familiar, sendo feito para o consumidor final. No caso, produtos e materiais destinados a produção de um outro produto final não são considerados bens de consumo.

São bens não duráveis ou que são gastos ou consumidos no processo produtivo - depois de consumidos, representam despesas, tais como combustíveis e lubrificantes, material de escritório, material de limpeza, etc.

Eles podem ser divididos em:

  • Bens de consumo: destinados à satisfação de necessidades, podendo ser duráveis, como os imóveis, ou não-duráveis, como os alimentos;
  • Bens de capital: servem para provocar o surgimento de novos bens, como equipamentos, maquinários, edifícios etc.

Bens livres (ar, mar, de livre acesso e sem valor). Bens econômicos: Bens materiais (roupas, casa, carro, objetos em geral) , bens de consumo (gasolina, alimentos), bens de capital (instalações, maquinários, servem pra produzir outros).

Os bens de consumo são todos os produtos consumidos por indivíduos ou famílias. Assim, entram nessa conta os alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Os bens patrimoniais podem ser móveis ou imóveis.

Bens móveis são aqueles que podem ser movimentados de um lugar para outro (por movimento próprio ou força alheia) sem dano à sua estrutura. São exemplos de bens móveis: dinheiro, máquinas, equipamentos, carros, estoques de mercadorias e ações de companhias.

Os bens de consumo não duráveis são aqueles feitos para serem consumidos imediatamente (sorvetes, chocolate, etc.). Os bens de consumo duráveis são aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos (um automóvel, uma máquina de lavar roupas, etc.).

Quando a empresa compra uma mercadoria para revender, está adquirindo um bem material para troca. Ao comprar um veículo, a empresa pretende utilizá-lo nas suas atividades, portanto, é um bem material para uso. Agora, se a compra for de material de expediente (papel, canetas, etc.), a intenção é de consumo.

O consumo é uma prática que fazemos constantemente no nosso dia a dia. Consumimos água para escovar os dentes, energia elétrica para tomar banho, alimentos para nos mantermos saudáveis, combustível para nos locomover e outros recursos, que são essenciais para nossa vida.

Como você já sabe, os bens de consumo são divididos em três categorias: os bens de consumo duráveis, os bens de consumo semiduráveis e os bens de consumo não duráveis.

arame, barbante, caixas plásticas, de madeira, papelão cordas, engradados, fitas de aço ou metálicas, fitas gomadoras, garrafas e potes, linha, papel de embrulho, papelão, sacolas, sacos e afins. cobertores, colchas, colchonetes, fronhas, lençóis, toalhas, travesseiros, almofadas e afins.

São aqueles bens usados ou consumidos pelo estabelecimento, tal como bateria e pneu para veículo; material de escritório (lápis, borracha, papel, etc.); material ou utensílio de limpeza, inclusive de máquinas empregadas no processo industrial (vassoura, escova, alvejante, estopa, etc.).