Quais são as 4 civilizações antigas?

Perguntado por: ezaganelli3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Civilizações antigas: resumo sobre os povos da Idade Antiga

  • Civilização Egípcia.
  • Civilização Mesopotâmica.
  • Civilização Hebraica.
  • Civilização Fenícia.
  • Civilização Persa.
  • Civilização Chinesa.
  • Civilização Hindu.
  • Civilização Cretense.

Principais civilizações da Antiguidade
Selecionamos quatro civilizações de grande relevância quando se estuda esse período: Egito, Mesopotâmia, Grécia e Roma.

Essas quatro foram as principais civilizações da Antiguidade, mas o estudo desse período não se resume a elas, porque uma infinidade de outras civilizações existiram nele. Algumas delas foram os: Persas. Fenícios.
...

  • Astecas.
  • Incas.
  • Maias.
  • Olmecas.

Portanto podemos chamar a primeira civilização conhecida de Suméria e localizá-la no sul da Mesopotâmia, atual Iraque. Essa afirmação provêm de estudos e pesquisas que provam que a civilização suméria era composta por diversas cidades e possivelmente Uruk era a maior delas, mas todas eram bastante desenvolvidas.

Huntington, a humanidade poderia ser dividida em oito civilizações, a saber: Civilização sínica ou chinesa; Civilização nipônica ou japonesa; Civilização hindu; Civilização islâmica, muçulmana ou árabe; Civilização ocidental; Civilização ortodoxa e Civilização subsaariana.

Por volta de 4 mil a.C., a primeira fase da cultura suméria surgiu como a civilização mais antiga na região da Mesopotâmia, no atual Iraque. Esse povo recebe o nome da cidade de Sumer, que ficava alguns quilômetros ao sul da moderna cidade de Kut.

Caral

Caral – A Civilização mais antiga das Américas.

A civilização maia — uma das maiores da Mesoamérica — talvez seja o exemplo mais clássico de sociedade que desapareceu e ninguém sabe dizer exatamente o motivo.

Povos originários: Maias
E isso mesmo, os maias se desenvolveram em um período anterior aos astecas. Quando chegou no século XV, na expansão do Império Asteca, os maias foram conquistados. Diferentemente dos astecas e incas, os maias não se organizavam como Império.

O povo de Punt é uma das civilizações que desapareceram, quase mítica que operou com e em torno de várias nações africanas antigas, incluindo o Egito. Registros egípcios falam de muitas expedições comerciais à terra de Punt, mas até hoje, nenhum arqueólogo moderno foi capaz de descobrir exatamente onde era.

As primeiras civilizações se formaram a partir de quando o homem descobriu a agricultura e passou a ter uma vida mais sedentária, por volta de 4.000 a.C. Essas primeiras civilizações se formaram em torno ou em função de grandes rios: A Mesopotâmia estava ligada aos Rios Tigre e Eufrates, o Egito ao Nilo, a Índia ao ...

Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essa divisão foi muito criticada. As sociedades são diferentes em cada uma dessas épocas.

Na teoria formulada por Huntington, havia o risco iminente de uma colisão entre as nove civilizações, classificadas como Ocidental, Islâmica, Confuciana,Budista, Africana, Eslavo-Ortodoxa,Xintoísta-Nipônica, Hindu e Latino-Americana.

A Mesopotâmia é considerada o berço da civilização. Esta região foi habitada por povos como os Acádios, Babilônios, Assírios e Caldeus. Entre as grandes civilizações da Antiguidade, podemos citar ainda os fenícios, sumérios, os chineses, os gregos, os romanos, os egípcios, entre outros.

Huntington propôs a existência de oito civilizações: Ocidental, Islâmica, Latino-Americana, Sino-Confuciana, Hindu, Eslavo-Ortodoxa, Japonesa e Africana (Huntington 1993).

Argos, Grécia
Argos é a cidade mais antiga da Europa e os primeiros habitantes instalaram-se por volta de 5000 AC – já é habitada como vila há mais de 7 mil anos. Foi um importante centro cosmopolita no período Micénico (1600-1100 AC) e durante o reinado do tirano Pheidon, no século VII AC.

Jericó

1. Jericó Localizada na Cisjordânia, é considerada a cidade mais antiga do mundo, habitada há 11 mil anos, desde 9 mil a.C. Estima-se que mais de 20 civilizações se estabeleceram na região, citada diversas vezes na Bíblia e denominada como “Cidade das Palmeiras”.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Os sumérios são os filhos de Sem. Os babilônicos iniciais são canitas, filhos de Can. Os africanos são igualmente canitas, bem como os egípcios e os povos habitantes de canaã, terra de um dos descendentes de Can, ou seja, seu filho Canaã.

China Antiga
Além dos carros, os antigos chineses são muitas vezes considerados como os criadores de “todas as coisas”, desde o papel higiênico, detectores de terremotos, papel-moeda, cânones, tecnologia de foguetes, métodos de impressão, e milhares de outros itens inteligentes e de alta tecnologia.