Quais são as 4 castas da Índia?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

O sistema de castas divide os hindus em quatro categorias principais: Brahmins, Kshatriyas, Vaishyas e Shudras. Muitos acreditam que os grupos se originaram de Brahma, o deus hindu da criação.

Eles conseguem saber a qual casta uma pessoa pertence apenas pelo sobrenome. Foi por isso que os Sikhs, religião monoteísta muito popular no norte da Índia e que rejeita a divisão de castas, adotaram para todos os seus membros um mesmo sobrenome: Singh para homens e Kaur para mulheres.

Os dalit, também conhecidos como párias, são todos aqueles que violaram o sistema de castas por meio da infração de alguma regra social. Em conseqüência, realizam trabalhos considerados desprezíveis, como a limpeza de esgotos, o recolhimento do lixo e o manejo com os mortos.

Apesar dessa pluralidade, há três principais denominações culturais que fazem parte do território desse país: os Hindus (com mais de 70% da população), os Drávidas (com 25%) e os Mongóis (que juntamente a outras etnias compõem 3% dos habitantes).

No cotidiano, os Dalit realizam os trabalhos braçais como lavagem de roupas e limpeza das ruas. Também já foram proibidos de entrar nas igrejas hinduístas. Mas a situação já ainda mais caótica: incêndios a propriedades, com famílias dentro, eram comuns. Hoje, a lei não permite a discriminação.

Castidade significa pureza sexual. Para ser casta, a pessoa deve ser moralmente limpa em pensamentos, palavras e atos. Significa não ter nenhuma relação sexual antes do casamento. Também significa completa fidelidade entre marido e mulher no casamento.

Dalits. À parte do sistema de castas estão os intocáveis, também chamados de haridhans, haryans e, por fim, dalits. Os indianos acreditam que os dalits são resultado da poeira dos pés de Brahma. Esse grupo representa cerca de 16% dos indianos e eles sofrem toda a crueldade imposta pelo sistema de castas.

Em resumo, a Índia surgiu a partir de um povo antigo que ficou conhecido como Civilização do Vale do Indo. Isso porque sua civilização surgiu aproximadamente 3000 anos antes da era comum. Ou seja, isso torna a Índia um dos países mais antigos do mundo.

Um Brâmane se sacrifica por outros e recebe deveres da alma. Comuns a todas as castas são a reverência para com os deuses e Brâmanes”. Sendo membros da casta mais alta, os brâmanes gozaram historicamente de posição social privilegiada — independente de sua riqueza.

No passado, os Dalit eram chamados de "intocáveis". Essas mulheres, que representam cerca de 16% da população feminina da Índia, enfrentam um "fardo triplo" de preconceito de gênero, discriminação de casta e privação econômica.

Brahma, o criador: Considerado o deus supremo, Brahma surgiu, segundo os hinduístas, como encarnação do espírito universal Brahman. Praticamente não é cultuado hoje, por ser "uma força tão sutil que nem consegue ser imaginada por quem não tem elevação espiritual.

Todo aquele que violar as regras de sua casta é expulso do sistema e transformado em dalit, o maior castigo que pode existir, pois a pessoa deve fidelidade absoluta à casta a que pertence. E, uma vez rebaixada, coloca todos os seus descendentes na mesma posição.

pelo menos trinta vezes em um dia.

As indianas possuem características singulares que fazem com que sejam facilmente reconhecidas em todo o mundo. O povo em geral possui um tom de pele que varia de um quase caucasiano, até o negro, passando pelo pardo. Seus cabelos, porém, são quase exclusivamente lisos ou ondulados.

Ele explica que, quando os colonizadores chegaram no litoral do Brasil e tiveram o primeiro contato com os povos originários, identificaram esses povos como pertencentes à Índia, por isso o termo “índio” passou a ser utilizado. “E daí vem a primeira gafe, já que quem pertence à Índia é indiano”, acrescentou.