Quais são as 4 capacidades motoras?

Perguntado por: eramos6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
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As capacidades motoras são componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade.

As capacidades motoras podem ser classificadas em capacidades condicionais e capacidades coordenativas.

São todas as capacidades “treináveis” de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.

As habilidades motoras fundamentais são compostas por habilidades de locomoção (correr, saltar, rolar), de estabilidade (equilibrar-se sobre uma perna ou sobre uma barra de equilíbrio) e de manipulação (arremessar, chutar, pegar) (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013; RUDD et al., 2015), as habilidades também são ...

Capacidade motora refere – se as qualidades inatas de uma pessoa como talento , um potencial , como força , resistência , flexibilidade etc . habilidade refere – se as coisas aprendidas , o que é desenvolvido , possuindo determinado propósito .

As capacidades físicas são qualidades próprias de cada indivíduo, correspondentes à parte física corporal do movimento. Estas capacidades podem ser aprimoradas com atividades físicas específicas e, juntamente com as habilidades motoras, integram o desenvolvimento motor.

A coordenação motora pode ser classificada em dois tipos: coordenação motora grossa e coordenação motora fina.

Especificamente, as capacidades coordenativas são aquelas que permitem que uma pessoa execute movimentos com eficácia, precisão e economia. A execução de uma ação motora que requer precisão depende dessas capacidades coordenativas para alcançar a localização correta do corpo no momento certo.

Para Gallahue e Ozmun (2005), na aquisição dessas habilidades, o indivíduo passaria por três estágios distintos: 1) estágio inicial; 2) estágio elementar; 3) estágio maduro. A fase especializada da habilidade motora inicia-se por volta de 7 anos de idade.

Habilidades Manipulativas = arremessar, quicar, chutar, lançar, rebater, cabecear, agarrar, rolar. Habilidades Locomotoras = andar, correr, saltar, saltitar, escorregar, escalar, desviar. Habilidade de Estabilização = flexionar, equilibrar, estender, girar, posições invertidas.

As capacidades motoras são componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade.

São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade. (MARQUES & OLIVEIRA, 2001). A capacidade física ou motora, na perspectiva desse trabalho, considera que o desenvolvimento das referidas capacidades está intrinsecamente relacionado ao processo de crescimento e desenvolvimento.

Ser capaz, ou seja, ter capacidade é a qualidade com que alguém seja apto par desenvolver certas atividades, por exemplo: um eletricista tem a capacidade para trabalhar com a corrente elétrica e fazer conexões que levam eletricidade.

Força: É a capacidade física que permite que um músculo, ou grupo de músculos, produza tensão e vença uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar. Pode ser de três tipos: Força Dinâmica, Força Estática e Força Explosiva.

De acordo com o modelo de desenvolvimento de Gallahue, Ozmun (2005), o desenvolvimento motor está dividido em quatro fases: Motora reflexiva; Motora rudimentar; Motora fundamental; Motora especializada.

Coordenação Motora Grossa – Envolve principalmente grandes grupos musculares, podendo ser desenvolvida a partir da prática de atividades físicas. Coordenação Motora Fina – Relaciona-se com atividades que exigem muita precisão, envolvendo músculos menores.

As habilidades de coordenação motora fina se desenvolvem quando as crianças aprendem a usar os músculos das mãos, pulsos e dedos. Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina.