Quais são as 4 câmaras cardíacas?

Perguntado por: azagalo6 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

O coração divide-se em quatro cavidades, sendo: átrio direito, ventrículo direito, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo. Entre o átrio direto e o ventrículo direito existe a valva tricúspide, e entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo existe a valva mitral.

Esse processo se dá devido às propriedades funcionais das células cardíacas: automatismo, excitação, condutibilidade e contratilidade.

O coração é formado por quatro câmaras, 2 átrios (câmaras superiores) e 2 ventrículos (câmaras inferiores). Ele possui 4 faces: a face esternocostal (anterior), a face diafragmática (inferior) e as faces pulmonares direita e esquerda (laterais).

Internamente, o coração é dividido em quatro câmaras: dois átrios (direito e esquerdo) e dois ventrículos (direito e esquerdo). O átrio direito recebe sangue desoxigenado das veias sistêmicas, e o bombeia para o ventrículo direito, que em seguida o encaminha aos pulmões.

Os ventrículos cardíacos são as duas câmaras inferiores dos quadrantes do coração, o órgão principal do sistema cardiovascular. Eles são maiores e mais estreitos no ápice do que os átrios.

O coração apresenta paredes constituídas por três camadas: Endocárdio: é a camada mais interna e é formado por endotélio que está sobre uma camada subendotelial delgada de tecido conjuntivo.

Os dois ventrículos do coração são separados pelo septo interventricular. O músculo da parede do coração é formado por três camadas: o endocárdio, o miocárdio e o pericárdio.

Os ventrículos são cavidades revestidas pelas células gliais ependimárias oriundas do neuroepitélio embrionário. Portanto, são remanescentes da luz do tubo neural a medida que o SNC se desenvolve.

A função do coração é bombear o sangue para todos os tecidos e células do corpo. É um órgão musculoso, oco, de forma cônica um pouco maior do que uma mão fechada.

Os grandes vasos do coração são a aorta, a artéria pulmonar, a veia pulmonar e as veias cavas superior e inferior. São chamados de grandes vasos em decorrência de seu calibre, sendo o diâmetro da aorta ascendente de 2,1 centímetros.

A artéria coronária direita e a artéria coronária esquerda ramificam-se a partir da aorta (imediatamente depois que esta sai do coração) para fornecerem sangue rico em oxigênio ao músculo cardíaco. Essas duas artérias ramificam-se em outras artérias que também fornecem sangue ao coração.

Ela envolve e confere estabilidade ao coração e às raízes dos grandes vasos sanguíneos. Outra função importante do pericárdio é produzir uma pequena quantidade de líquido que fica entre o coração e a própria membrana. Esse líquido tem como objetivo reduzir o atrito das batidas do coração.

As válvulas do coração abrem nos momentos apropriados para permitir o fluxo para a frente do sangue e, em seguida, fecham para evitar o refluxo do sangue. As válvulas mitral e tricúspide controlam o fluxo de sangue dos átrios para os ventrículos.

Artérias – O sangue oxigenado é bombeado do coração pelas artérias, que são compostas por estruturas musculares diferenciadas, que se dividem como galhos de árvores até ficarem cada vez mais finas. A maior artéria é a aorta, que se conecta ao coração e capta o sangue oxigenado do ventrículo esquerdo.

Sangue arterial é o sangue rico em oxigênio. O sangue arterial circula pelas veias pulmonares e pelas artérias sistêmicas. O termo sangue arterial não significa sangue que circula nas artérias, mas sim sangue rico em oxigênio.

O lado esquerdo do coração:
Do átrio esquerdo, o sangue segue para o ventrículo esquerdo, uma câmara muscular poderosa que bombeia o sangue oxigenado para todo o corpo. O ventrículo esquerdo é a mais forte das câmaras do coração.

O ventrículo esquerdo recebe sangue oxigenado do átrio esquerdo. A principal função do ventrículo esquerdo é bombear sangue para a circulação sistêmica (corpo). A parede ventricular esquerda é mais espessa que a do ventrículo direito.

Artérias Coronárias: São os vasos que irrigam o coração com sangue rico em oxigênio e nutrientes.

Continuar lendo