Quais são as 4 bases?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

» Adenina (A) » Guanina (G) » Citosina (C) » Timina (T)

As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina.

No DNA existem quatro bases: duas são purinas (adenina e guanina) e duas são pirimidinas (citosina e timina).

No DNA existem quatro tipos de bases nitrogenadas:

  • » Adenina (A)
  • » Guanina (G)
  • » Citosina (C)
  • » Timina (T)

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico que apresenta todas as informações genéticas de um indivíduo. O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui papel fundamental na hereditariedade, sendo considerado o portador da mensagem genética.

O DNA pode existir em muitas formações diferentes. As formações mais comuns são: DNA-A, DNA-B, DNA-C, DNA-D, DNA-E, DNA-H, DNA-L, DNA-P, e DNA-Z. Porém, só as formações de DNA A, B e Z foram encontradas em sistemas biológicos naturais.

Essa vitamina é muito importante para a manutenção do metabolismo energético e para as funções neuronais. Também conhecida como vitamina B1, a tiamina é um micronutriente hidrossolúvel essencial para o metabolismo energético dos seres humanos.

Pirimidinas são bases nitrogenadas, de estrutura heterocíclica e fórmula química C4H4N2. Essa classe de bases é representada pela citosina (C), timina (T) e uracila (U).

O genoma humano apresenta 3 bilhões de pares de bases que representam 100.000 genes; assim, o comprimento médio de um gene é de 3.000 pares de bases. As características dos organismos dependem das proteínas sintetizadas em estruturas celulares conhecidas por ribossomos.

DNA e RNA são ácidos nucleicos que possuem diferentes estruturas e funções. Enquanto o DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, o RNA atua na produção de proteínas. Essas macromoléculas são subdivididas em unidades menores, os nucleotídeos.

O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um organismo.

As purinas, adenina (A) e guanina (G), são maiores e contém mais de um anel, ao contrário das pirimidinas, citosina (C), uracila (U) e timina (T), que são menores e compostas apenas por um anel.

Purinas são bases nitrogenadas que compõem o nucleotídeo. Adenina (A) e Guanina (G) são purinas que, por ponte de hidrogênio, se ligam às pirimidinas Timina (T) e Citosina (C), respectivamente.

Note que a principal diferença entre os tipos de bases está na estrutura. As bases pirimídicas apresentam apenas um anel, enquanto as bases púricas apresentam dois.

5'- 3': O sentido da vida - Em uma extremidade da fita do DNA está livre a hidroxila do carbono-5 da primeira pentose e na outra está livre a hidroxila do carbono-3 da última pentose. Na fita complementar este sentido é invertido.