Quais são as 4 áreas básicas administrativas no papel do administrador?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 8 votos

Funções da Administração: conheça as 4 principais!

  • Planejamento.
  • Organização.
  • Direção.
  • Controle.

Quais são as quatro funções administrativas. As funções administrativas são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Segundo a teoria clássica, do engenheiro francês Jules Henri Fayol, as funções básicas da Administração seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

As funções administrativas têm como objetivos principais:
Definir a estrutura da organização, designar responsabilidades e autoridades, definir processos e fluxos de trabalho. Com a finalidade de ajudar a empresa a gerenciar seus recursos de maneira eficiente e a criar um ambiente de trabalho produtivo.

As áreas da administração e suas funções

  1. Consultoria. Quem valoriza a flexibilidade e consegue trabalhar com vários clientes pode se dar bem na consultoria. ...
  2. Logística. ...
  3. Administração estratégica. ...
  4. Gestão de pessoas. ...
  5. Finanças. ...
  6. Marketing. ...
  7. Relacionamento com o cliente. ...
  8. Vendas.

Diante de todos esses desafios, o administrador – para ser bem sucedido profissionalmente – precisa desenvolver três competências duráveis : o CONHECIMENTO, a PERSPECTIVA e a ATITUDE.

A administração compreende cinco funções: planejamento, organiza- ção, comando, coordenação e controle.

O modelo de 4S apresenta quatro premissas básicas no cotidiano das vendas: Solução, Serviço, Seriedade e Sinceridade.

São existentes 4 Funções Administrativas, chamadas de funções básicas do PODC 'Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar'. Elas fazem parte de um grande universo de ações, as quais o gestor deverá tomar para manter a organização no rumo certo.

A função de direção na administração é fundamental para o sucesso da empresa. Ela envolve a liderança e a supervisão de uma equipe, a definição de objetivos claros e a implementação de estratégias eficazes para alcançá-los.

São quatro funções básicas de administração: Planejamento, organização, controle e direção.

Segundo Maximiano, as funções mais importantes de qualquer organização são analisadas sucintamente a seguir: produção (ou operações), marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças e recursos humanos. A coordenação de todas essas funções especializadas é o papel da administração geral.

De forma geral, liderar se refere à capacidade de influenciar pessoas, ou seja, ao lado mais “humano” da função. Já a atividade de gerenciar, por sua vez, tem mais a ver com o ato de chefiar e supervisionar a execução de tarefas e o alcance de resultados, isto é, o lado mais “administrativo” da função.

O administrador trabalha em diversas estruturas dentro de uma organização e é responsável pelo planejamento de estratégias, pelo gerenciamento do dia-a-dia da companhia e pela gestão de recursos financeiros, materiais e humanos.

Função administrativa é a função que o Estado, ou quem lhe faça as vezes, exerce na intimidade de uma estrutura e regime hierárquicos e que no sistema constitucional brasileiro se caracteriza pelo fato de ser desempenhada mediante comportamentos infralegais ou, excepcionalmente, infraconstitucionais, submissos todos a ...

Senso de Saúde / Higiene / Asseio / Bem Estar. O SEIKETSU é o quarto Senso, e traz o conceito de um ambiente saudável que proporcione bem estar a todos além de assegurar que as pessoas consigam perceber que existe a boa convivência entre elas.

Os princípios básicos da administração estratégica são: planejamento, organização, controle e direção.

Os 3 níveis de gestão empresarial

  • Nível Estratégico de Gestão Empresarial.
  • Nível Tático ou Técnico de Gestão Empresarial.
  • Nível Operacional de Gestão Empresarial.

Há seis espécies de processo administrativo: expediente, gestão, outorga, restritivo de direitos, sancionatório e de controle.

Controle. A tomada de decisões é algo muito importante dentro das empresas, independentemente do seu porte, pois são as escolhas que direcionam a empresa para o sucesso. Apesar de sua importância, é o controle dos processos que garantirá que a empresa alcançará os resultados esperados.

Principais tipos de liderança

  • Liderança autocrática.
  • Liderança democrática.
  • Liderança liberal.
  • Liderança coaching.
  • Liderança técnica.
  • Liderança situacional.
  • Liderança motivadora.
  • Liderança carismática.