Quais são as 3 três ferramentas de gestão mais importantes para gerir eficaz e eficientemente uma empresa?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Por isso, confira a lista que preparamos com as 3 principais ferramentas de gestão empresarial que vão ajudar qualquer tipo de negócio:

  • Análise SWOT.
  • Canvas Model.
  • Criação e monitoramento de KPIs.

As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.

Os 3 tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional) devem funcionar como uma engrenagem que vai resultar em um determinado fim, já pensado e planejado.

Quais são os 4 tipos de planejamento?

  • Planejamento estratégico;
  • Planejamento tático;
  • Planejamento operacional;
  • Planejamento financeiro.

O que são ferramentas de gestão? Ferramentas de gestão são técnicas e modelos que ajudam as corporações a acompanhar, mensurar, aprimorar e controlar processos, projetos, pessoas e qualidade. Dessa forma, facilita o trabalho estratégico e proporciona melhores resultados.

Chaves de fenda. Chaves de fenda são uma das ferramentas manuais mais usadas nas casas.

“A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…” “Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial”.

Eficiente é o que executa uma tarefa com qualidade, competência, excelência, com nenhum ou com o mínimo de erros. A eficiência está ligada ao modo de fazer uma tarefa. O eficaz faz o que é certo para atingir o objetivo inicialmente planejado. O eficiente faz com qualidade, mas nem sempre atinge um objetivo.

As sete ferramentas da qualidade são:

  • Histograma.
  • Diagrama de Pareto.
  • Diagrama de Ishikawa.
  • Carta de Controle.
  • Fluxograma de processos.
  • Diagrama de dispersão.
  • Folha de verificação.

Mas se você quiser saber PDCA, o que é, vai observar como já foi alertado acima que parte do significado de PDCAjá vai estar explicado nas palavras que compõem a sigla: Planejar (Plan), Desenvolver (Do), Checar (Check) e Atuar (Act).

A matriz ou análise SWOT é uma das principais ferramentas de planejamento estratégico, sendo amplamente utilizada em diversas empresas. Essa é uma análise que possibilita um diagnóstico preciso, que considera cada detalhe do negócio.

Ferramenta de gestão empresarial: como escolher a mais eficaz?

  1. Faça um diagnóstico. Um grande erro que os empreendedores cometem é ter pressa em buscar a ferramenta ideal para a sua gestão. ...
  2. Ajuste a ferramenta às necessidades. ...
  3. Invista na comunicação interna. ...
  4. Parametrize os processos. ...
  5. Veja os benefícios. ...
  6. Veja alguns exemplos.

A função da gestão estratégica é gerenciar diante de uma série de cenários e metas futuras, tudo a partir de indicativos da própria empresa. Em muitos casos, é a partir dela que são feitas mudanças e tomadas decisões que podem alterar o posicionamento de uma empresa no mercado.

A análise SWOT ajuda a entender melhor sobre os pontos fortes e fracos do negócio e também auxilia no desenvolvimento de estratégias mais assertivas. Para realizar a análise, a empresa precisa levar em consideração o ambiente interno (sob o qual tem controle) e também o externo (que está fora de seu alcance).

é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente). É usada como base para a elaboração do planejamento estratégico de uma organização.