Quais são as 3 representações algorítmicas?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Os três tipos mais utilizados de algoritmos são a descrição narrativa, o fluxograma e o pseudocódigo (também conhecido como Linguagem Estruturada ou portugol).

Um algoritmo não passa de passos sequenciais e lógicos que são organizados de forma a realizar a conclusão de certo problema. Mas precisamos entender que existem dois tipos de algoritmos – os Não Estruturados e os Estruturados.

Um algoritmo mostra cada passo para alcançar uma solução final, enquanto um fluxograma mostra como conduzir o processo conectando cada passo. Um algoritmo usa principalmente palavras para descrever os passos, enquanto um fluxograma usa o auxílio de símbolos, formas e setas para tornar o processo mais lógico.

Algorítmo Estruturado

+ = AdiçãoQuociente = Quociente da divisão de inteiros
* = MultiplicaçãoResto = Resto da divisão de inteiros
- = Subtração ou inversor do sinal.EXP(a,b) = Exponenciação ab
/ = Divisão

Algoritmo é uma sequência de regras, raciocínios ou operações que permite solucionar um conjunto de problemas ou exercícios semelhantes. É muito comum utilizarmos algoritmos na resolução de problemas matemáticos e em lógica de programação.

Ele trabalha com os quatro pilares do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos.

Quais são os tipos de Fluxogramas?

  • Diagrama de Blocos. É o mais simples dos fluxogramas. ...
  • Fluxograma de processos simples. É semelhante ao diagrama de blocos, porém contém pontos de decisão.
  • Fluxograma funcional. ...
  • Fluxograma vertical.

Um algoritmo nada mais é que uma sequência de instruções ou comandos realizados de forma sistemática com a finalidade de resolver um problema ou executar uma determinada tarefa. Ou seja, é criado para resolver “problemas”, com instruções bastante simples e exatas.

Os algoritmos são classificados em três categorias:

  1. Algoritmos de aprendizagem supervisionado;
  2. Algoritmos de aprendizagem não supervisionados;
  3. Algoritmos de aprendizagem por reforço;

Algoritmos são um conjunto finito de passos elementares que são aplicados sistematicamente até que a solução seja atingida.De forma simples, podemos dizer que um algoritmo define o caminho que deve ser seguido para chegar até a solução de um determinado problema.

Algoritmo, também chamado de método, nada mais é do que um passo-a-passo a ser seguido para realizar alguma tarefa específica. E você pode executar esse passo-a-passo como quiser: fazendo as contas na mão, usando uma calculadora.

Sendo assim, veremos dois métodos para representação de algoritmos: fluxograma – representação gráfica; pseudocódigo (português estruturado) – representação textual.

Tipos de fluxogramas

  • Diagrama de blocos. ...
  • Fluxograma de Processo (PFD) ...
  • Diagrama de fluxo de documentos/trabalho. ...
  • Mapeamento de Fluxo de Valor (VSM) ...
  • Fluxograma de raia. ...
  • Fluxogramas de dados (DFD) ...
  • Notação e Modelo de Processo de Negócios (BPMN) ...
  • Fluxograma de tomada de decisão.

O diagrama de blocos ou fluxograma é uma forma padronizada eficaz para representar os passos lógicos de um determinado processamento (algoritmos).