Quais são as 3 primeiras teorias da psicologia?

Perguntado por: emelo8 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

As primeiras escolas da psicologia foram o Estruturalismo, o Funcionalismo e o Associacionismo. O Estruturalismo foi uma linha de pensamento da psicologia que estudou a consciência em seus aspectos estruturais.

O registro mais antigo da Psicologia aparece em um livro do século 16, definindo-a como o princípio dos fenômenos da mente e do espírito. Hoje em dia, o que conhecemos por Psicologia tem origem da filosofia grega, com importantes contribuições do médico grego Alcmeão de Crotona.

Penso ser interessante citar as abordagens psicológicas mais praticadas pelos psicólogos em psicologia clínica: A Comportamental; A Terapia Cognitivo-Comportamental; A Psicanalítica (ou Psicanálise); A Psicologia Analítica; A Humanista e a Gestalt.

Resumo da Psicologia Humanista
Os seres humanos têm livre arbítrio; nem todo comportamento é determinado. Todos os indivíduos são únicos e motivados para alcançar seu potencial. Uma compreensão adequada do comportamento humano só pode ser alcançada através do estudo de seres humanos – não de animais.

As mais influentes

  • Behaviorismo: Watson.
  • Cognitivismo: Aaron T. Beck, Albert Ellis.
  • Funcionalismo: William James.
  • Humanista/Gestalt: Carl Rogers.
  • Escola Psicanalítica: Sigmund Freud.
  • Psicologia de sistemas: Gregory Bateson, Felix Guattari.

Em 1930, surge nos EUA a chamada “terceira força” da psicologia, ou seja a psicologia humanista, a qual primava por ser uma vertente contrária e desejosa de suplantar a “primeira e segunda força”, quais sejam, o behaviorismo e a psicanálise, respectivamente.

O estruturalismo é amplamente considerado como a primeira escola de pensamento da psicologia. Esta perspectiva focava em quebrar processos mentais em componentes mais básicos. Pensadores importantes associados com o estruturalismo incluem Wilhelm Wundt e Edward Titchener.

Estruturalismo e Funcionalismo
O estruturalismo é amplamente considerado como a primeira escola de pensamento da psicologia. Esta perspectiva focava em quebrar processos mentais em componentes mais básicos. Pensadores importantes associados com o estruturalismo incluem Wilhelm Wundt e Edward Titchener.

Morreu em 23 de setembro de 1939, em Londres, onde viveu seus últimos anos, exilado pelos efeitos do nazismo. Em Viena, onde vivia, Freud desenvolveu uma extensa obra, criando os conceitos pilares e um modelo teórico inédito e original que conhecemos como Psicanálise.

Wilhelm Maximilian Wundt

Wilhelm Maximilian Wundt (1832-1920) foi filósofo, médico e psicólogo alemão, considerado o pai da Psicologia por toda sua contribuição para a área.

Wundt postula que os elementos da experiência imediata são organizados em um todo coerente por meio da fusão. A fusão é o processo ativo de organização dos elementos mentais básicos que ordena e sintetiza as sensações e sentimentos para compor a unidade fenomênica.

Resposta: As três mais importantes tendências teóricas da Psicologia neste século são consideradas por inúmeros autores como sendo o Behaviorismo ou Teoria (S-R) (do inglês Stimuli-Respond— Estímulo-Resposta), a Gestalt e a Psicanálise.

As teorias psicológicas, quer se refiram à aprendizagem quer não, fornecem os pressupostos teóricos que orientam o processo pedagógico. A tarefa do educador é a de traduzir a teoria em prática funcional.

Principais representantes da Psicologia Comportamental
As principais que inspiram os estudos nessa área são a psicologia de John B. Watson e a de Berrhus Frederic Skinner.

As abordagens psicológicas são muito diversas. E muitas delas não “se bicam”. As mais famosas são: a TCC, Terapia Comportamental, Psicologia Cognitiva, Psicanálise, Transpessoal, Sócio-histórica, Centrada na Pessoa e por aí vai.