Quais são as 3 pilares do feminismo?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

O feminismo é um movimento social muito importante para as mulheres, e seus três pilares são: radical, liberal, interseccional.

A origem do feminismo - as 3 ondas feministas e as suas 4 fases

  • Protofeminismo — século XVIII;
  • 1ª Onda — século XIX;
  • 2ª Onda — século XX;
  • 3ª Onda — século XX e XXI.

Tripé feminismo, movimento e transformação social para reforçar a construção de um movimento e uma política feminista a partir de uma visão de que a transformação da sociedade é necessária para a construção de novas relações sociais que superem a exploração, a dominação e a discriminação.

Feminismo é um movimento social por direitos civis, protagonizado por mulheres, que desde sua origem reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres. Sua atuação não é sexista, isto é, não busca impor algum tipo de superioridade feminina, mas a igualdade entre os sexos.

O feminismo é um movimento social e político que tem como objetivo conquistar direitos iguais entre homens e mulheres. No Brasil, ganhou força a partir da década de 1960 e, ao longo dos anos, dividiu-se em diversas vertentes, como feminismo negro, radical, interseccional, trans e liberal.

Ser delicada, se comportar de formas específicas, ter profissões consideradas adequadas e até mesmo a cor de roupa que uma mulher escolhe pode definir o quão feminina ela é diante da sociedade.

Movimento feminista liberal

  • igualdade de gênero na esfera pública;
  • igualdade de acesso à educação;
  • igualdade salarial;
  • fim da segregação sexual no trabalho;
  • melhores condições no mercado de trabalho.

O feminismo da terceira onda visa desafiar ou evitar aquilo que vê como as definições essencialistas da feminilidade feitas pela segunda onda que colocaria ênfase demais nas experiências das mulheres brancas de classe média-alta e é a percepção de que as mulheres são de "muitas cores, etnias, nacionalidades, religiões, ...

Elas reivindicavam o direito de voto e uma vida (trabalho) fora do lar. Elas ainda lutavam pela participação ativa no cenário político e econômico do país, protestavam pelo direito à educação, ao contrato, à propriedade, ao divórcio, à igualdade de salário, etc.

Simone de Beauvoir
A francesa nasceu em 1908 e foi um dos maiores ícones do feminismo. Beauvoir estudou Filosofia na Universidade Sorbonne, em Paris, e aos 23 anos virou professora de Filosofia na Universidade de Marselha, onde produziu uma série de ensaios, livros e romances sobre o papel da mulher na sociedade.

O feminismo é um movimento que luta pela igualdade social e de direitos para as mulheres e busca combater o modelo social baseado no patriarcado e os abusos e a violência contra as mulheres.

ONU Mulheres anuncia temas para o Fórum Geração Igualdade

  • Violência baseada em gênero.
  • Justiça e direitos econômicos.
  • Autonomia corporal, saúde e direitos sexuais e reprodutivos (SRHR)
  • Ação feminista pela justiça climática.
  • Tecnologia e inovação para a igualdade de gênero.
  • Movimentos feministas e liderança.

Todos devemos ser feministas. Porque ainda é comum existirem critérios duplos para ambos os sexos; porque as mulheres ainda são objetificadas; porque ainda existem disparidades salariais; porque ainda é normalizada a violência de género.

Mary Wollstonecraft (1759-1797), é geralmente considerada – por boas razões – a fundadora do feminismo. Seu pensamento marca a primeira elaboração sistemática de um entendimento das raízes da opressão sofrida pelas mulheres.

No Dicionário Online de Português, a palavra “Feminismo” está descrita como: “movimento que combate a desigualdade de direitos entre mulheres e homens”. Já a palavra “Femismo” é que descreve o pensamento de muitos sobre o contraponto do machismo, como “doutrina que prega a supremacia da mulher em relação ao homem”.

Feminismo liberal também conhecido como Feminismo Universalista é uma forma individualista da teoria feminista, que incide sobre a capacidade das mulheres em manter a sua igualdade através de suas próprias ações e escolhas, e propõem mudanças nos sistemas jurídicos mas não mudanças nas estruturas sociais.

Na verdade, ter atitude tem relação com:

  1. Saber tomar decisões.
  2. Ter autoconhecimento.
  3. Acolher as suas emoções.
  4. Priorizar o seu autocuidado.
  5. Cuidar da sua autoestima.
  6. Ir atrás do que você quer.
  7. Agir apesar do medo.

1. Que é próprio de ou relativo a mulher (ex.: identidade feminina; ponto de vista feminino). 3. Próprio de ou relativo a fêmea (ex.: órgão sexual feminino).