Quais são as 3 pessoa do plural?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 2 de maio de 2023
4 / 5 9 votos

As pessoas do verbo variam em número, havendo três pessoas do singular (eu, tu, ele) e três pessoas do plural (nós, vós, eles).

1ª pessoa: a que fala. 2ª pessoa: a quem se fala. 3ª pessoa: de quem ou do que se fala, quando não for nem a 1ª, nem a 2ª pessoa.

Pronomes pessoais do caso reto

  • eu (1.ª pessoa do singular)
  • tu (2.ª pessoa do singular)
  • ele/ela (3.ª pessoa do singular)
  • nós (1.ª pessoa do plural)
  • vós (2.ª pessoa do plural)
  • eles/elas (3.ª pessoa do plural)

b) A segunda pessoa verbal relaciona-se com a segunda pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais tu (singular) e vós (plural). Dessa forma, no discurso em segunda pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com aquela pessoa com que quem se fala. Exemplo: Tu estudas muito.

Use os pronomes corretos.
Esses pronomes incluem: ele, ela, dele, dela, eles, aqueles, deles, seu(s)/sua(s). Os nomes de outras pessoas também são considerados apropriados. Por exemplo: "Silva acredita em algo diferente.

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

A terceira pessoa é um ponto de vista no qual o narrador não participa diretamente da história, embora possa estar a par de todos os pensamentos e ações dos personagens (onisciente). Com essa técnica, é possível passar aos leitores...

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

2. ª pessoa: Indica com quem se fala - tu e vós; 3. ª pessoa: Indica de quem se fala - ele e eles.

Tipos de pronomes. Existem seis tipos de pronomes: pessoais (retos, oblíquos e de tratamento), possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Tipos de pronomes

  • Pronomes Pessoais (nele se incluem os pronomes de tratamento)
  • Pronomes Possessivos.
  • Pronomes Demonstrativos.
  • Pronomes Indefinidos.
  • Pronomes Relativos.
  • Pronomes Interrogativos.

Pronomes possessivos: são pronomes que estão relacionados à ideia de posse. Eles são: “meu”, “minha”, “meus”, “minhas”, “teu”, “tua”, “teus”, “tuas”, “seu”, “sua”, “seus”, “suas”, “nosso”, “nossa”, “nossos”, “nossas”, “vosso”, “vossa”, “vossos” e “vossas”.

Os pronomes pessoais do caso reto são aqueles que têm a função de sujeito ou de predicativo do sujeito: eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas. Exemplos: Eu entreguei a requisição hoje.

No português brasileiro, os pronomes de primeira pessoa do plural (nós e a gente) codificam referentes com maior ou menor grau de abrangência, englobando uma gradação entre os extremos genérico <”“> determinado.

Dessa forma, no processo de estruturação do discurso, “você” é segunda pessoa, ou seja, aquela com quem se fala. No entanto, como se trata de um pronome de tratamento, exigirá verbos conjugados na terceira pessoa gramatical.

Singular e plural são flexões gramaticais para indicativo de número de substantivos e adjetivos. Enquanto o singular indica um ser (peixe) ou um conjunto (cardume), o plural indica mais do que um ser (peixes). A flexão da maioria das palavras para o plural ocorre por meio do acréscimo da letra (s).