Quais são as 3 partes do dente?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Cada dente possui uma coroa e uma, duas ou até três raízes.

  • Coroa. A coroa é a camada dura do dente e sua superfície pode apresentar duas ou mais protuberâncias. ...
  • Esmalte. Fosfato de cálcio, fosfato de magnésio e fluoreto de cálcio compõem o material do esmalte. ...
  • Dentina. ...
  • Polpa. ...
  • Raiz. ...
  • Gengivas.

Dente do siso (dente serotino ou terceiro molar) Biblioteca Virtual em Saúde MS.

Divisão estrutural: coroa, cemento, colo, polpa.

Os dentes são formados por vários minerais, tais como cálcio e fósforo. Esses mesmos minerais são componentes dos ossos, mas, nestes, também existe uma proteína chamada de colágeno. Em virtude da presença dessa proteína, o osso torna-se flexível, diferentemente dos dentes, que são estruturas bastante rígidas.

Incisivos— dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos. Caninos— dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos.. Pré-molares— dentes com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.

Dentina: tecido mineralizado de natureza conjuntiva, avascular e acelular que constitui a maior parte do elemento dental, dando à este sua forma. Principal responsável pela cor amarelada dos dentes.

Dentes pré-molares
Os primeiros pré-molares superiores (14 e 24) tem o formato pentagonal e são um pouco maiores que os segundos pré-molares (15 e 25). Ambos têm a função de moer e esmagar os alimentos para facilitar a mastigação.

Função dos molares
Seja um pedaço de bife duro ou um bocado de folhas verdes, eles são responsáveis por triturar os alimentos antes de serem engolidos. Na verdade, esses são os dentes mais frequentemente em contato com os alimentos após a mordida inicial.

Quais são os tipos de dentes e as suas funções principais?

  • Incisivos. Os indivíduos têm oito dentes incisivos, posicionados na parte frontal das arcadas dentárias superior e inferior. ...
  • Molares. ...
  • Pré-molares. ...
  • Caninos. ...
  • Sisos.

Não há um dente específico perigoso para extração, mas dentes mal posicionados podem representar um risco de fratura mandibular.

É preciso mencionar que os primeiros molares permanentes aparecem aos 6 anos. Eles ficam posicionados atrás do segundo molar decíduo (último dente de leite), sem que exista troca. Ou seja, tratam-se de dentes permanentes e, portanto, não caem.

  • Esmalte: essa é a camada que fica visível, a mais externa. ...
  • Dentina: por sua vez, a dentina tem a função de proteger a polpa do impacto da mastigação e também das mudanças de temperatura causadas por alimentos. ...
  • Polpa dentária: já essa parte da anatomia do dente é o que mantém o elemento “vivo”.

Tudo começa na odontogênese, que é o nome dado ao período de formação do dente dentro do osso (maxilar e mandíbula), que ocorre durante a gestação na fase embrionária do ser humano.

Os planos dentais garantem aos beneficiários acesso regular a tratamentos odontológicos básicos, como limpeza, tratamento de cárie e remoção de placas bacterianas e tártaro.

Primeiros pré-molares superiores: têm duas raízes e dois canais em mais de 95% dos casos. Segundos pré-molares: têm uma raiz e um canal em 50% dos casos.

A raiz do dente é uma estrutura que assim como a coroa, possui camadas que a compõem e sua constituição é praticamente toda composta pela dentina, e pela polpa. Além disso, a função da raiz do dente é atuar como se fosse a raiz de uma planta, ou seja, sua função é sustentar o dente e mantê-lo vivo.