Quais são as 3 funções da contabilidade?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica segundo o Congresso Brasileiro de Contabilidade.

O contador é o profissional que cuida das questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa. Em seu cotidiano, lida com planilhas, demonstrativos de resultados, contas a pagar e a receber, guias de impostos e muitos números. É uma profissão que exige muita atenção e responsabilidade.

A Contabilidade é uma ciência social que através da execução de serviços técnicos, ou seja, controla, organiza, estuda e avalia o patrimônio de uma entidade (física ou jurídica) permanentemente. Um dos objetivos da Contabilidade é gerar informações para a tomada de decisões, conhecida como Contabilidade Gerencial.

O ciclo contábil possui cinco fases, a saber: captação, reconhecimento, processo de acumulação, sumarização e evidenciação.

O que é classificação das contas contábeis: ativo, passivo, receita e despesa

  • Ativos.
  • Passivos.
  • Receitas.
  • Despesas.

Princípios da Contabilidade: quais são e para quem servem

  • Princípio da entidade;
  • Princípio da continuidade;
  • Princípio da prudência;
  • Princípio da competência;
  • Princípio da oportunidade;
  • Princípio da atualização monetária;
  • Princípio do registro pelo valor original.

Os princípios são: o da entidade, o da continuidade, o da oportunidade, o do registro pelo valor original, o da competência e o da prudência.

Os postulados também chamados de pilares da contabilidade, são dois. Postulado da Entidade, que estabelece o patrimônio como objeto da Contabilidade, e o Postulado da Continuidade que prevê que a entidade nunca terá um fim, ou seja, não tem prazo estimado para acabar.

Procedimentos de auditoria

  • Verificar se estão de acordo com a legislação vigente;
  • Conferência dos cálculos;
  • Verificar escrituração nos livros fiscais, quando aplicável;
  • Inspecionar guias quitadas.

O Princípio da COMPETÊNCIA é o princípio mais popular. Determina que os lançamentos das operações sejam reconhecidos nos períodos em que ocorreram, não importando o recebimento ou pagamento.

Mas a ordem cronológica é: Diário, plano de contas, balancete analítico, balanço patrimonial, DRE e DLPA páginas sequenciais. e por último o razão separado.

Um código de conta contábil consiste em diversos componentes (ou segmentos) que são separados por delimitadores, como 6000-200-350. Um componente que não tenha tido um valor designado é representado pelos caracteres marcadores, como 6000-???-350.

O plano de contas é separado em três tipos: o gerencial, contábil e o referencial. Essa divisão foi feita para garantir mais organização de informações, que são as despesas, as receitas, os ativos e os passivos.

Resumidamente, temos quatro técnicas: escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e análise das demonstrações contábeis.

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.

De forma resumida, relatórios contábeis são documentos que trazem informações apuradas pelo setor de contabilidade de uma empresa. Ele compreende dados como despesas, recebimentos, registros como custos, e impostos diversos.

Em contabilidade, o plano de contas é uma relação de códigos e de classificações usada para registrar as atividades de uma empresa, que serve de base para estruturar relatórios contábeis como o balanço patrimonial (BP) e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

Resumindo, o que são contas patrimoniais? As contas patrimoniais da organização registram bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido da empresa, que podem ser ativos e passivos. Uma conta ativa terá sempre saldo devedor, já a passiva terá sempre o saldo credor.

A estrutura contábil de uma empresa engloba todos os processos e atividades realizados pela contabilidade. Sendo assim, essa estrutura inclui o controle de contas a pagar e a receber, a emissão de notas fiscais, assim como o envio de declarações e demonstrativos obrigatórios aos órgãos de fiscalização.