Quais são as 3 formas de aprendizagem?

Perguntado por: emenezes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Existem três formas principais de aprendizado: aprendizado cinestésico, aprendizado auditivo e aprendizado visual. Talvez você nunca tenha dado muita atenção à maneira com que você aprende, mas isso é muito importante. De fato, saber o seu estilo de aprendizagem pode inclusive te ajudar a se tornar um estudante melhor.

Os estilos de aprendizagem utilizam 03 formas de percepção de informações e são elas: - Visual: faz uso da visão como meio de obter e reter as informações; - Auditivo: vale-se da audição para absorver informações e; - Cinestésico: aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações.

O que é a aprendizagem cinestésica? A aprendizagem cinestésica é um método utilizado em diversos contextos de ensino e troca de conhecimento. Nela as pessoas dão preferência por aprenderem de forma interativa, a como fazer e lidar com situações cotidianas.

Nele, cada um dos estágios está conectado a um dos quatro tipos de aprendizagem: divergente, assimilador, convergente e acomodador. Cada estilo é definido pela etapa do ciclo com a qual o aluno tem mais facilidade para começar a aprender.

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

Os Estilos Cognitivos de Aprendizagem são concebidos como padrões cognitivos estáveis que o indivíduo se utiliza no momento da sua aprendizagem, demonstrando serem viáveis para a elaboração de estratégias de ensino que levem em consideração características individuais do aprendiz e que gerem Modelos de Aluno-aprendiz ...

Tipos de aprendizagem: conheças os 7 existentes e identifique o seu

  1. Espacial. Nessa aprendizagem, os estímulos visuais são fundamentais para a absorção dos conteúdos. ...
  2. Físico-cinestésica. ...
  3. Interpessoal. ...
  4. Intrapessoal. ...
  5. Linguística. ...
  6. Lógico-matemática. ...
  7. Musical.

Seus estudos definiram a aprendizagem com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano. Para ele, a aprendizagem é a aquisição de conhecimento através das estruturas cognitivas do indivíduo, principalmente o pensamento e a linguagem, e da sua interação com o meio.

Cinestésicos: mão na massa
Eles precisam entender o conteúdo na prática, com a mão na massa. Por isso, a dica é estar sempre em movimento, fazendo algumas pausas relaxantes durante os estudos. Isso porque os cinestésicos nem sempre aguentam passar tanto tempo parados, apenas resolvendo exercícios, sem qualquer ação.

Este perfil está relacionado com os estímulos recebidos pelo tato, movimento, pelas sensações. O foco do aprendizado está em situações práticas, experimentos, montar e desmontar objetos, ou seja, “colocar a mão na massa”, fazer para aprender.

Uma pessoa cinestésica usa o olfato, o tato e o paladar para registrar suas experiências. Possuem uma fala lenta e com a voz baixa. A respiração do cinestésico é vagarosa e profunda. São um pouco imprevisíveis, impacientes e rebeldes.

Já o estilo auditivo é aquele que prefere aprender por meio de sons e palavras faladas. Se você é um aprendiz auditivo, pode se beneficiar de palestras, gravações de áudio, podcasts e livros de áudio.

Visual: na sala de aula, os alunos visuais gostam de sentar nas primeiras carteiras e precisam de silêncio para se concentrar. Facilmente interpretam gráficos, mapas e artigos e aprendem melhor se desenham, fazem anotações, grifam e sublinham momentos importantes de um texto, por exemplo.

Estilo Pragmático.
São pessoas práticas e realistas. Preferem ideias tangíveis e diretas a abstratas. Necessitam de explicações e instruções a respeito do que fazer e são aversos a atividades que não tenham um propósito específico.