Quais são as 3 forças da psicologia?

Perguntado por: amata . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

As 3 Grandes Forças em Psicologia: psicanálise, behaviorismo e humanismo.

Resumo da Psicologia Humanista
Os seres humanos têm livre arbítrio; nem todo comportamento é determinado. Todos os indivíduos são únicos e motivados para alcançar seu potencial. Uma compreensão adequada do comportamento humano só pode ser alcançada através do estudo de seres humanos – não de animais.

A Psicologia Transpessoal é considerada a quarta força em Psicologia. Foi oficializada em 1967 por Abraham Maslow, na American Psychological Association, na presença de Stanislav Grof, Victor Frankl, Anthony… More.

Psicólogos profissionais trabalham nas áreas de psicologia clínica, psicologia educacional, psicologia organizacional, psicologia forense, psicologia de aconselhamento e psicologia da saúde.

As principais abordagens da psicologia

  • Psicanálise. ...
  • Behaviorismo ou Analítico Comportamental. ...
  • Humanismo. ...
  • Psicoterapia Corporal ou Reich. ...
  • Cognitivo-Comportamental ou TCC. ...
  • Gestalt-terapia.

A Psicologia Integral, chamada de a Quinta Força da Psicologia, nos fornece um mapeamento mais profundo e abrangente sobre o comportamento humano para a aplicação de métodos mais eficazes para a saúde e bem estar, tanto pessoal quanto profissional.

Na verdade, quando falamos de força interior falamos de um conjunto de competências que incluem o bom senso, a integridade, a paz interior, a determinação, o altruísmo, a inteligência emocional, o otimismo, a capacidade de relaxamento ou a resistência à frustração.

A autora expõe que o desenvolvimento dessa vertente na América Latina ocorreu por meio de primeiras influências, influências mais centrais e por relações interinfluentes, entre três correntes: a Psicologia Social comunitária, ela mesma; a Psicologia da Libertação (Martín-Baró, 1998); e a Psicologia Social crítica (Lima ...

Os psicólogos do desenvolvimento visam explicar como o pensamento, o sentimento e os comportamentos mudam ao longo da vida. Este campo examina a mudança em três dimensões principais: desenvolvimento físico, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento social e emocional .

A abordagem humanista é considerada a terceira força da psicologia, sendo as duas primeiras a psicanálise e o behaviorismo. Ela enfatiza a natureza do ser humano criativo, o ser espontâneo, e busca ressaltar a qualidade especial efetiva e consciente das pessoas.

A preguiça, para psicólogos, tem múltiplos significados. Pode ser uma falta de disposição crônica para realizar até mesmo atividades que você gosta, um sintoma de uma condição de saúde mental, um sinal de insatisfação com a vida, uma aversão contínua à disciplina e compromissos, entre outras.

Essa ideia, uma das mais aceitas atualmente pela comunidade científica, indica a existência de apenas quatro "forças fundamentais": a força forte, a força fraca, o eletromagnetismo e a gravidade.

A Psicoterapia Existencial Humanista
O foco desta abordagem psicoterápica é possibilitar o autoconhecimento e a autocompreensão, visando a resolução de conflitos e somatizações, propiciando a produção de uma consciência de si- mesmo e uma abertura do ser às possibilidades de autorrealização (FORGUIERI, 2002).

Wilhelm Wundt (1832-1920) é geralmente celebrado nos manuais de história da psicologia como o fundador da psicologia científica.