Quais são as 3 fases do relacionamento?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Assim, pode haver um diálogo entre eles, alterando sua ordem e fazendo com que alguns desses estágios se repitam no tempo, por exemplo.

  • Fase 1 - Paixão. ...
  • Fase 2 - União. ...
  • Fase 3 - Desilusão. ...
  • Fase 4 - Amor. ...
  • Fase 5 - Deixar sua marca. ...
  • Casais em relacionamentos afetivos de longa duração.

Se, após sair com alguém por uma ou duas semanas, aquela dúvida de quando a conversa de “exclusividade” de relacionamento ocorre atormentar você, não se preocupe: muitos casais oficializam a relação após meses de encontros casuais. Essa é a fase do relacionamento mais difícil. Normalmente é o momento da dúvida.

Por isso, vale a pena conhecer os pilares mais importantes de um relacionamento, com a finalidade de melhorar a convivência e fortalecer a relação. A psicóloga e sexóloga Letícia García compartilha conosco os 4 pilares fundamentais de um relacionamento: comunicação, confiança, cumplicidade e criatividade.

Um relacionamento saudável precisa ter alguns pontos principais, como o diálogo, a confiança, o respeito e o amor. Para que se mantenha o relacionamento a dois, é necessário reinventar, sair da rotina, tratar um ao outro de uma maneira carinhosa e fazer elogios.

Respeito Esta é a base principal de um relacionamento. Sem respeito, não existe amor, já que somente através do respeito podemos chegar a amar o outro. Respeito às opiniões, respeito ao jeito de ser, respeito às vontades. Respeite TUDO no outro.

A “teoria dos 3 amores” ainda mostra que podemos ter várias paixonites ao longo da vida e até namorar e se comprometer com mais de três pessoas, mas apenas três delas são capazes de despertar esses três tipos de amores que somos capazes de experimentar.

As 5 Linguagens do Amor são:

  • palavras de afirmação;
  • tempo de qualidade;
  • dar presentes;
  • atos de serviço;
  • toque físico.

Às vezes o relacionamento esfriou porque um dos dois pode estar se sentindo sufocado. Isso pode ser causado por uma série de cobranças de uma das partes ou porque simplesmente sentem falta de mais liberdade. Também pode demonstrar que o casal está em sintonias diferentes, um quer demais enquanto o outro quer de menos.

A rotina, em conjunto com a falta de comunicação, excesso de dedicação ao trabalho, a convivência, intimidade e o ciúme descontrolado abre espaço para o desgaste dos amantes na relação”, afirma o psicólogo.

Você deve insistir em um relacionamento até onde acreditar que ele pode dar certo, respeitando sempre seu amor próprio. Pois se você refletir e chegar a conclusão que está em uma relação onde não há reciprocidade, respeito, crescimento e admiração entre ambos, está na hora de partir para outra.

Fases de um relacionamento afetivo duradouro

  • Fase 1 - Paixão. Nessa fase ocorre o encontro de duas pessoas que idealizam a outra e sentem uma forte atração física, intelectual e afetiva. ...
  • Fase 2 - União. ...
  • Fase 3 - Desilusão. ...
  • Fase 4 - Amor. ...
  • Fase 5 - Deixar sua marca. ...
  • Casais em relacionamentos afetivos de longa duração.

O amor saudável alimenta a autoestima, tem espaço para um diálogo maduro, a individualidade de cada um é respeitada e dá mais disposição ao casal. Por outro lado, o amor doentio traz raiva, angústia, dependência emocional, depressão, dependência emocional e comportamento controlador.

Quais os 5 pilares do relacionamento interpessoal? Para fortalecer os pilares do relacionamento interpessoal, precisamos desenvolver cinco habilidades: conhecer a si mesmo, se colocar no lugar do outro, ser cordial, ter clareza e tranquilidade na comunicação e ser ético.

Dicas para ter um relacionamento duradouro

  1. Priorize o diálogo. O diálogo é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um relacionamento e, ainda, para outras áreas da vida. ...
  2. Faça acordos. ...
  3. Não durma com raiva. ...
  4. Demonstre apoio ao cônjuge. ...
  5. Tenha confiança no outro. ...
  6. Respeite as diferenças. ...
  7. Passe tempo de qualidade juntos.

7 passos infalíveis para fortalecer a sua relação

  1. Saiam da rotina. ...
  2. Divirtam-se juntos. ...
  3. Elogie seu parceiro/a. ...
  4. Demonstre carinho e afeto. ...
  5. Mantenha a chama do sexo acesa. ...
  6. Cultive a amizade e a parceria no relacionamento. ...
  7. Mantenha a sua individualidade.

A honestidade é a chave para qualquer relacionamento duradouro. Para manter seu relacionamento forte, você deve ser capaz de ser aberto e honesto com seu amor. Deve-se ser capaz de compartilhar seus pensamentos e sentimentos mais íntimos com seu amado, ou não haverá comunicação de fato.

O que é relacionamento tóxico? O relacionamento tóxico pode ser resumido pelo desejo de controlar o parceiro(a) pelo só desejo de controlar, de tê-lo apenas para si. Esse comportamento surge aos poucos, sutilmente, e vai passando dos limites, causando sofrimento e dor.

Amor, respeito, diálogo e confiança, por exemplo, são alguns sinais de um casal feliz. Segundo o psicoterapeuta Luciano Passianotto, o ideal é conseguir enxergar o parceiro como ele realmente é, sem expectativas irreais ou fantasias românticas. “Casais felizes entendem as aspirações e desejos um do outro”, comenta.

“Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo”. “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”

Um homem quando ama, admira. E dificilmente consegue estar sem lhe tocar durante muito tempo, seja a dar-lhe um beijo de boa noite, a oferecer-lhe colo quando estão no sofá, a dar-lhe a mão quando passeiam ou a procurar o seu corpo durante a noite.

Algumas pesquisas já foram feitas sobre o tema e todas chegam a uma conclusão parecida: ao longo da vida, nós nos apaixonamos pra valer apenas três vezes.