Quais são as 3 fases do Pós-operatório?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 10 de julho de 2023
4 / 5 15 votos

O período pós-operatório é classicamente dividido em três etapas especiais: imediato, mediato e tardio. . Pós-operatório imediato - Compreende as primeiras 12 ou 24 horas após o término da cirurgia. Sua real duração depende do porte ou gravidade da cirurgia e do estado em que se encontra o paciente ao seu término.

Quais são os principais riscos que o paciente corre no pós-operatório?

  • Infecções no pós-operatório. ...
  • Trombose venosa profunda. ...
  • Retenção urinária e constipação. ...
  • Abertura dos pontos. ...
  • Dificuldades de cicatrização. ...
  • Sarcopenia no pós-operatório.

Normalmente, no período pós-operatório, analisa-se a hidratação (e o balanço hídrico), o estado de consciência, condições hemodinâmicas, de ventilação e de oxigenação, além das cicatrizes decorrentes do procedimento e o funcionamento dos drenos, sondas e cateteres.

Possuem 4 tempos:

  • A Diérese;
  • A Hemostasia;
  • A Exérese;
  • E a Síntese.

Classificação das cirurgias: finalidade, porte, urgência e potencial de contaminação.

5 cuidados de enfermagem no pós-operatório

  1. 1 – Administração de medicamentos. Mesmo que seja um procedimento rápido e simples, é comum ter alguns remédios para tomar no pós-operatório. ...
  2. 2 – Acompanhamento de reações. ...
  3. 3 – Passagem de sondas. ...
  4. 4 – Ajudar com cuidados pessoais e de higiene. ...
  5. 5 – Prevenção de lesões por pressão.

O pós-operatório tardio é aquele que tem início depois que o paciente completa 11 dias de procedimento realizado. Neste momento o paciente retorna à Clínica para realizar uma lavagem anti-crosta.

A complicação geral é aquela que pode acontecer com qualquer paciente independentemente do tipo de procedimento cirúrgico, sendo as mais comuns as hemorragias, a atelectasia pulmonar, doença tromboembólica e insuficiência renal aguda.

Ficar na cama por muitas horas
Sair da cama é importante para evitar a formação de coágulos e, com isso, evitar a ocorrência de trombose e tromboembolismo pulmonar, temidas complicações que ainda hoje são responsáveis por internações prolongadas e mesmo óbitos.

Deve-se evitar comer frituras, alimentos gordurosos, condimentos, carnes suínas ou doces para que a recuperação seja mais rápida. Além disso, não se deve consumir bebidas alcoólicas ou fumar.

  1. Principais erros no pós-operatório. 1 – Exigir resultados rápidos durante a recuperação. ...
  2. 2 – Praticar exercícios físicos antes da liberação médica. ...
  3. 3 – Fumar e usar medicamentos não autorizados pelo médico.

Durante o período pós-operatório o enfermeiro realiza ações com o objetivo de auxiliar na recuperação anestésica e prevenir possíveis complicações, como: admissão do paciente na sala de recuperação, avaliar o nível de consciência, avaliar condição dos curativos e dos drenos, controle da dor, monitorização dos sinais ...

Os sintomas podem incluir chiado, dor no peito, falta de ar, febre e tosse. Levantar-se e caminhar, respirar fundo e tossir com frequência podem ajudar a reduzir as chances desses problemas.

Segundo Peters, um bom indicativo dos níveis de dores que o paciente irá enfrentar após a operação são os primeiros quatro dias do pós-operatório. Dores mais agudas estão relacionadas com um recuperação mais demorada. “É claramente importante monitorar a recuperação dos pacientes nos seis meses seguintes à cirurgia.

Entende-se por pós-operatório o período que transita desde o momento da saída do paciente da sala de cirurgia até a sua recuperação.

  • Pós-operatório Mediato: Entre 24 horas e 7 dias.
  • Pós-operatório Tardio: 7 dias após a alta hospitalar.

A diérese é o ato de separar os tecidos com fins operatórios;podemos encontrar dois tipos de diérese: Incisão=ato de separar os tecidos com corte e Divulsão= ato de separar os tecidos sem corte. Consiste na primeira etapa da cirurgia, sendo seguida pela hemostasia e síntese.

Um pós-operatório cuidadoso evitará infecções ou complicações e por isso a figura da equipe de enfermagem é fundamental ao lado do paciente. Além disso, a presença dela tranquilizará o paciente e os familiares, deixando-os mais calmos em um momento delicado de uma cirurgia.

Terapêutica Cirúrgica, que se dedica ao tratamento das doenças, lesões ou deformidades por processos manuais denominados operações ou intervenções operatórias ou cirúrgicas e inclui a TÉCNICA e TÁTICA OPERATÓRIAS. Portanto, CIRURGIA NÃO É SINÔNIMO DE OPERAÇÃO.