Quais são as 3 fases do luto?

Perguntado por: rfarias9 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Os cinco estágios do luto descritos por ela:

  • Primeiro estágio: negação e isolamento. ...
  • Segundo estágio: raiva. ...
  • Terceiro estágio: barganha. ...
  • Quarto estágio: depressão. ...
  • Quinto estágio: aceitação.

É muito comum frases como: “não chore”, “seja forte”, “vai passar” “fulano/a não gostaria de ver você chorando assim”. São frases que invalidam o sofrimento e a dor da pessoa que passa pelo processo de luto.

Um período de três meses a um ano é a media de duração do luto, mas pode chegar a até dois anos. Se a tristeza não diminui e o indivíduo não consegue retomar a vida, fica o tempo todo se sentindo culpado e infeliz, o problema se torna um luto patológico.

1- Isaías 57:2. “Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.” Esse primeiro versículo traduz o vínculo entre morte e bíblia no sentido de salvação.

O transtorno de luto prolongado é um distúrbio no qual há uma resposta persistente e generalizada caracterizada por saudade ou preocupação persistente após uma perda Ao mesmo tempo, há uma intensa dor emocional que envolve sentimentos diversos como tristeza, culpa, raiva e negação.

Sete dias também é o tempo de luto dos familiares. Isso significa que a família fica esse tempo de luto a fim de eliminar as interferências da morte na vida dos que ficam e, com isso, diluir um pouco da dor. Mas é claro, o luto pode continuar (e geralmente segue fazendo parte da rotina) ao longo da vida de quem fica.

EMOCIONAIS: Ao enlutar-se, normalmente ocorrem as seguintes manifestações emocionais: choque, tristeza, raiva, culpa, desamparo, solidão, depressão, agitação, irritabilidade, ansiedade, alívio, medo, confusão e desejo de estar com a pessoa falecida.

A terceira etapa no modelo de Kübler-Ross se aplica aos casos em que o luto chega antes da morte em si, ainda que ela seja iminente. É conhecida como fase da barganha, ou da negociação. São acordos internos ou com Deus e divindades, como os santos. – Se eu melhorar, eu prometo fazer algo ou deixar de fazer.

A fase da barganha é a terceira fase do luto. Nesta fase, as pessoas podem se sentir ansiosas e começar a se perguntar se poderiam ter feito algo para evitar a perda. Podemos tentar barganhar com Deus ou com a pessoa que morreu, prometendo fazer certas coisas se eles voltarem.

Sentir raiva ao perder um ente querido é natural e faz parte do processo de assimilação e compreensão da perda. Afinal, a pessoa enlutada está vivenciando essa emoção porque ela está agoniada por saber que ela deixará de receber algo que nutria seu sentido, o eu/self.

Aqui embaixo tem algumas dicas para você lhe dá melhor com a saudade de quem já se foi!

  1. Converse sobre sua saudade. Falar sobre a pessoa que você está sentindo saudade pode ser uma ótima maneira de começar a lidar com o sentimento. ...
  2. Faça algo para homenagear a pessoa. ...
  3. Encontre um hobby. ...
  4. Fique ocupado. ...
  5. Tenha paciência.

Está tudo bem não saber o que dizer ou o que fazer em um velório, mas não vale sair falando qualquer coisa só para evitar o silêncio. Expressões como “era a hora dele(a)”, “não fique triste” ou “está tudo bem?” são algumas das falas a serem evitadas nestas horas.

São Paulo, SP: Summus., o luto complicado caracteriza-se quando a pessoa experimenta uma desorganização prolongada que a impede de não retomar suas atividades com a qualidade anterior a perda.

Conversar e principalmente ouvir a pessoa é muito importante e ajuda muito nesse momento, muitas vezes elas precisam desabafar e sentir que tem liberdade para conversar com alguém sobre os seus sentimentos, o ideal é que essa conversa seja feita sem preconceitos sobre os sentimentos de ambas as partes, outro ponto ...

A pessoa que perde um ente querido pode passar a sentir dor no peito e palpitação. Isso pode acontecer em função de um problema chamado cardiopatia de Takotsubo. Conhecida também como síndrome do “coração partido”, essa patologia deixa o coração mais fraco e é muito observada em quem passa por uma fase de luto.

A importância de viver o luto está em passar pela fase da dor, para que assim seja possível aprender a lidar com os momentos mais desafiadores para depois reorganizar a vida pessoal.

1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

O “luto normal” é o processo pelo qual o indivíduo compreende e aceita a perda do ente querido, adaptando-se à condição de viver sem aquela pessoa. Mesmo a tristeza, o choro, a saudade e as lembranças ainda presentes. Mas a questão não é não sentir a perda, mas como ela é sentida e administrada.

O luto ausente ocorre quando a pessoa se mostra indiferente em relação à morte, bloqueando seus sentimentos e não permitindo senti-los. Por vezes, de maneira inconsciente, ela se nega a aceitar a realidade, sem experienciar as reações naturais de sofrimento e tristeza.