Quais são as 3 fases básicas de um evento?

Perguntado por: lcamilo . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Para facilitar o seu trabalho, é bom dividir em três grandes etapas: o pré-evento (equipe, divulgação e publicações), a solenidade em si (recepção, credenciamento e canal de comunicação) e o pós-evento (certificados e pesquisas de satisfação).

Para organizar um evento e garantir seu sucesso é fundamental considerar na sua estratégia, como organizador, questões como comunicação, interação e engajamento dos participantes. Esses são fatores decisivos para determinar a qualidade e impacto do seu projeto para sua audiência.

Mesas e cadeiras, sonorização e iluminação, decoração, e itens de segurança, como extintores. Já o material de apoio é bastante variável, dependendo do tipo de evento, mas pode incluir cestos de lixo, rádios de comunicação e lista de convidados, por exemplo.

Ter um planejamento estratégico de eventos é o mesmo que traçar um roteiro detalhado de tudo o que precisa ser feito, destacando como as atividades serão realizadas e, principalmente, por que e por quem serão realizadas. Para começar, você precisa conhecer as atividades essenciais no seu cronograma.

Na descrição do evento, escreva um texto que desperte a atenção do público. Dê um breve contexto do seu evento online e coloque todas as informações necessárias para que o público entenda do que se trata e se sinta atraído para garantir sua participação!

3 elementos que garantem desenvolvimento das empresas

  • Maturidade. A dimensão organizacional reflete a maturidade das organizações! ...
  • Estratégia. Se a empresa está madura para conduzir os seus negócios, buscará uma estratégia para o crescimento. ...
  • Inovação. ...
  • O Desenvolvimento empresarial aplicado ao plano estratégico.

O estabelecimento de um cronograma de planejamento e organização de um evento ajuda a listar tarefas, prazos e responsáveis sendo possível acompanhar o desenvolvimento das ativida- des, evitando que nada fique para a última hora ou deixe de ser executado.

Não é impossível, e as dicas abaixo poderão te ajudar:

  1. Planeje uma ação inovadora. Em primeiro lugar, defina o tema da ação. ...
  2. Busque parcerias de valor. ...
  3. Garanta as permissões necessárias. ...
  4. Mobilize seus colaboradores. ...
  5. Atraia público para o seu evento. ...
  6. Guarde contatos para novas oportunidades.

Para isso, levantamos sete ideias que podem te ajudar a criar o seu começo impactante:

  1. 1 . Conte uma história. ...
  2. 2 . Trabalhe com perguntas retóricas. ...
  3. 3 . Estatísticas fortes. ...
  4. 4 . Citações. ...
  5. 5 . Imagens representativas. ...
  6. 6 . Diga a que veio. ...
  7. 7 . O impacto em apresentações com vídeo.

7 Passos Para Organizar Uma Festa

  1. 1 . Primeiro decida qual tipo de evento você quer fazer. Abaixo uma série de ideias de como organizar uma festa.
  2. Decida a data, horário e local.
  3. Decida o seu orçamento.
  4. Quantas pessoas você irá convidar.
  5. Faça uma Lista de compras e contratações.
  6. Verifique tudo.
  7. Aproveite.

Os 6 principais tipos de eventos

  • Eventos sociais. Os eventos sociais têm como objetivo a comemoração de algum momento marcante. ...
  • Eventos corporativos. ...
  • Eventos religiosos. ...
  • Eventos acadêmicos e educacionais. ...
  • Eventos culturais e de entretenimento. ...
  • Eventos esportivos.

Detalhes sobre o organizador de eventos
O organizador de eventos é o profissional responsável por toda a produção de um determinado evento. É ele quem cuida do planejamento do evento, estrutura, fornecedores, atrações, programação, staff, alimentos e logística.

Uma ficha técnica de um espetáculo por exemplo vai conter os nomes e curriculo dos protagonistas do espetáculo, do diretor do espetáculo, do coordenador geral e eventualmente dos técnicos que estarão no projeto.

Falar com todas as pessoas presentes é de lei! Deixar o convidado confortável, verificar sua acomodação nas mesas, checar o serviço dos garçons e da cozinha e, até mesmo, o uso do banheiro. É importante prestar atenção para que todos os convidados se sintam à vontade durante todo o evento.

Ligada ao momento de planejamento, a checklist de afazeres, também conhecida como To Do List, é um documento que lista todas as atividades importantes que precisam ser feitas até a entrega.

O que é e qual a importância do pós-evento? Como visto anteriormente, a fase de pós-evento é destinada à avaliação e análise de resultados da produção, marcando o encerramento das atividades. As ações a serem executadas nesta fase já devem estar previstas no planejamento inicial do projeto.

Veja, a seguir, um passo a passo para organizar eventos escolares da forma correta.

  1. Escolha o tipo de evento. ...
  2. Defina o tema do evento. ...
  3. Determine data, horário e local. ...
  4. Envolva a equipe escolar. ...
  5. Adote boas estratégias de divulgação.

Pessoas, Processos e Produto (3Ps) é um acrônimo que designa a base de qualquer empreendimento. Na gestão de qualquer projeto ou empreendimento, é fundamental não negligenciar as pessoas, sejam elas colaboradores, fornecedores, parceiros ou clientes.