Quais são as 3 estratégias de referenciação?

Perguntado por: rmatos5 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

A referenciação ocorre, basicamente, por meio de dois movimentos, chamados de movimentos retrospectivo e progressivo, respectivamente anáfora e catáfora.

Explicou-se que elementos referenciais são aqueles termos ou formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes; é quando se faz referência a alguém ou a coisas do próprio texto e nesse processo podem ser utilizados pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos ou expressões adverbiais; e referência é a ...

A referenciação refere-se às formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes. Quando os referentes apontam para frente, remetem para trás, ou servem de base para novas referências, tem-se a progressão referencial. Tais referentes não são simples rótulos pra designar as coisas do mundo.

A referenciação ocorre, basicamente, por meio de dois movimentos, chamados de movimentos retrospectivo e progressivo, respectivamente anáfora e catáfora. Tomando como objeto de análise o mesmo exemplo, vamos observar agora as anáforas e catáforas presentes no texto.

Os elementos de referenciação tem como objetivo evitar esta repetição de termos que já foram ditos no texto. Anáfora: expressão que retoma uma ideia anteriormente expressa (retrospectivo). É quando um termo que já foi dito é recuperado. A indústria automobilística não cresceu em 2019.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

Expressões referenciais podem ser usadas para introduzir entidades em um discurso ou podem fazer referência a entidades já mencionadas, podendo fazer uso de redução lexical, como em: “O Eurocenter oferece cursos de Japonês na bela cidade de Kanazawa.

A coesão referencial é responsável por criar um sistema de relações entre as palavras e expressões dentro de um texto, permitindo que o leitor identifique os termos aos quais se referem. O termo que indica a entidade ou situação a que o falante se refere é chamado de referente.

Para fazer a referência de um livro conforme a ABNT, deve-se escrever: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

Referências: Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Elementos da referência: A referência é composta de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares.

Os tipos textuais mais conhecidos são:

  • narrativo.
  • descritivo.
  • dissertativo.
  • expositivo.
  • injuntivo.

As palavras que ligam ideias, frases, parágrafos e partes dentro de um texto são chamadas de organizadores textuais. A função dessas palavras é estabelecer a coesão dentro de um texto.

Os referentes textuais são os mecanismos lingüísticos que estabelecem a conectividade e a retomada de idéias, garantindo a coesão textual.

substantivo feminino Ação ou efeito de referir, de contar, narrar por palavras. O que se pretende referir; aquilo que se conta ou se relata. Menção rápida de algo ou alguém; ato de mencionar; alusão. Relação entre certas coisas: esta atitude não tem referência com suas ideias.

Anáfora - retoma por meio de referência um termo anterior. Catáfora - termo usado para fazer referência a um outro termo posterior.

A coesão referencial pode ocorrer por meio de algumas figuras de construção/sintaxe, como as anáforas, catáforas e elipses, e as correferências não anafóricas (contiguidades, reiterações). A coesão sequencial é aquela que cria nos textos as condições para sua progressão.

A referenciação é um dos aspectos da textualidade capaz de conferir estabilidade e continuidade ao texto, sendo fator relevante para coerência discursiva. O educando surdo, utiliza-se de referências próprias da Libras, o que ocasiona uma interpretação equivocada por parte dos leitores deste texto, que sejam ouvintes.