Quais são as 3 doenças que mais matam no mundo?

Perguntado por: rcamacho4 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

5 problemas de saúde que mais matam no mundo

Causas de morteNúmero de mortes em ambos os sexos
Cardiopatia isquêmica9.433.224
Acidente vascular cerebral (AVC)5.780.641
Doença pulmonar obstrutiva crônica3.041.446
Infecções das vias respiratórias inferiores2.957.136

A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 210 milhões de pessoas no mundo têm DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).

Doenças que desafiam a Medicina e são consideradas incuráveis: esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, psoríase, vitiligo, epilepsia, Mal de Parkinson, Alzheimer, alergias, bronquite asmática, Chron, endometriose, tpm, glaucoma, taquicardia, insuficiência renal, esquizofrenia, anorexia, bipolaridade e ...

MERS – A síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) – causada pelo coronavírus; MERS-CoV, foi identificada pela primeira vez em 2012, na Arábia Saudita, e desde então se espalhou para outros países do Oriente Médio, África e Ásia – letalidade de 35%;

Dados divulgados nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.

1. Febre amarela (a partir de 1850) Causador: um vírus do gênero Flavivirus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Doenças não transmissíveis se tornam principal causa de morte no mundo, diz OMS. Doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, problemas respiratórios crônicos e de saúde mental se tornaram a principal causa de morte no mundo.

Segundo o relatório, as principais doenças dessa categoria que afetam os brasileiros são doenças cardiovasculares, cânceres, diabetes e doenças respiratórias crônicas.

Morte Natural. Morte Violenta. Morte Súbita. Causas médicas de morte natural súbita e inesperada.

Doença cardíaca continua sendo a principal causa de morte; diabetes e demência entram na lista. A doença cardíaca permanece a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos.

Tendo a morte como protagonista, o enredo é composto por três histórias em que se justapõem os três motivos narrados - a morte de uma senhora, a morte do cocheiro e a morte da uma árvore.

As doenças renais crônicas estão entre as "doenças silenciosas" menos conhecidas e as que mais crescem no Brasil, em consequência do envelhecimento da população, e fatores de risco como a obesidade, diabetes e hipertensão.

A doença mais antiga do mundo, a Hanseníase, está registrada em achados do século 6 a.C. e é causada por uma bactéria do tipo bacilo que é transmitida por gotículas presentes no ar.

Câncer, diabetes e problemas cardiovasculares estão na lista que reúne as principais causas de morte no Brasil e no mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2020, segundo estimativas da OMS, a mortalidade atribuída às principais doenças crônicas deve corresponder a um percentual 73% do total de mortes.

Isto coloca os homens brasileiros em 66º lugar neste ranking. As mulheres brasileiras vivem até 6,4 anos mais velhas em média, atingindo a idade de 76,0 anos. A média global é menor, a propósito, e é de 68,9 anos para os homens e 73,9 anos para as mulheres.