Quais são as 3 coordenação motora?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

QUAIS OS TIPOS DE COORDENAÇÃO MOTORA? Dentro desse contexto, existem quatro tipos de coordenação motora: a geral, a específica, a grossa e a fina.

Segundo o Portal da Educação, os cinco tipos são os seguintes:

  • Coordenação Motora Geral; ...
  • Coordenação Motora Específica; ...
  • Coordenação Motora Fina; ...
  • Coordenação Motora Grossa; ...
  • Atividades de coordenação motora para fazer em casa!

Exemplos de coordenação motora fina infantil
segurar o dedo de alguém. agitar um chocalho. engatinhar. virar uma página do livro de cada vez.

Para ajudar o seu filho nessa tarefa, a seguir vamos mostrar diversas formas de trabalhar a coordenação motora fina brincando e se divertindo.

  • Desenhar e colorir. ...
  • Fazer origamis. ...
  • Brincar de pegar vareta. ...
  • Cortar e colar. ...
  • Cozinhar. ...
  • Modelar massinha.

A coordenação motora ampla/grossa é responsável pelos movimentos amplos e pela sustentação postural através da atividade dos grandes músculos. A coordenação motora fina é representada pelos pequenos músculos envolvidos na coordenação óculo-manual, e que são responsáveis pelos movimentos mais refinados e pela destreza.

A coordenação visomotora é uma habilidade que utiliza importantes sistemas relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor. Assim, ela envolve a percepção visual e coordenação olho-mão. A estimulação dessa habilidade irá auxiliar no processo de aprendizagem escrita da criança.

A lateralidade diz respeito à capacidade de diferenciar e nomear direita e esquerda, seja no próprio corpo, no corpo de outra pessoa ou no espaço. Ela é desenvolvida por volta de 8 ou 9 anos de idade. Já a dominância lateral se trata da capacidade de dominar um lado do corpo.

A coordenação motora geral é essencial para que seja possível andar, rastejar, pular e fazer outros exercícios e movimentos do mesmo tipo. A coordenação motora específica, assim como o nome já diz, permite que seja possível controlar os movimentos mais específicos para realizar um determinado tipo de atividade.

Os movimentos da motricidade ampla compreendem andar, carregar, empurrar, mexer os braços, pernas e mãos, correr, sentar, se inclinar para frente e para trás e rolar, por exemplo.

As habilidades motoras fundamentais são compostas por habilidades de locomoção (correr, saltar, rolar), de estabilidade (equilibrar-se sobre uma perna ou sobre uma barra de equilíbrio) e de manipulação (arremessar, chutar, pegar) (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013; RUDD et al., 2015), as habilidades também são ...

Coordenação motora grossa: envolve habilidades menos delicadas, como pular, subir e descer escadas. Está relacionada a grupos grandes de músculos e diretamente ligada à capacidade para realizar atividades esportivas. Vale salientar que a prática de esportes pode ajudar a desenvolver essa coordenação motora.

Habilidades Locomotoras = andar, correr, saltar, saltitar, escorregar, escalar, desviar. Habilidade de Estabilização = flexionar, equilibrar, estender, girar, posições invertidas.

Habilidades motoras grossas são habilidades físicas que envolvem músculos grandes. Habilidades motoras finas são habilidades físicas que envolvem músculos pequenos e coordenação olhos-mão. Exemplos de habilidades motoras finas: Manusear tesouras e palitos orientais (hashis), abotoar camisa e desenhar imagens.

O Sistema de Classificação da Função Motora Grossa – Expandida & Revisada (GMFCS- E&R) é um sistema de classificação em 5 níveis que descreve a função motora grossa de crianças e jovens com paralisia cerebral com base em seus movimentos autoiniciados, com ênfase particular em sentar, andar e mobilidade sobre rodas.

Sendo assim, desenvolver a coordenação motora fina envolve o controle motor do olho, coordenação olho-mão, destreza manual, dentre outras habilidades.

A habilidade EI02CG02 consiste em: Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.