Quais são as 3 condições apontadas por Carl Rogers?
É desenvolvida a teoria das atitudes facilitadoras, segundo a qual o psicoterapeuta deve apresentar três condições para que ocorra o crescimento do cliente: empatia, aceitação positiva incondicional e congruência.
Quais os 3 pilares da ACP?
A Abordagem Centrada na Pessoa
- Tendência de atualização.
- 1 – Compreensão empática.
- 2 – Congruência.
- 3 – Aceitação Incondicional Positiva.
- Psicoterapeuta centrado na pessoa.
Quais são as três condições facilitadoras para o processo psicoterapêutico humanista Segundo Carl Rogers explique cada uma delas?
Para que o terapeuta ou o professor seja capaz de exercer tal papel, três qualidades são requeridas: congruência - ser autêntico com o cliente/aluno; empatia - compreender seus sentimentos; e respeito - "consideração positiva incondicional", no jargão rogeriano.
O que é Tríade Rogeriana?
A tríade rogeriana é composta pelas três condições que Rogers destacou como básicas para a eficiência da relação interpessoal tanto na psicoterapia quanto na educação: a congruência ou autenticidade5, a compreensão empática e a consideração positiva incondicional.
Quais os principais conceitos da Abordagem Centrada na Pessoa?
A Abordagem Centrada na Pessoa, com sua proposta de promover relações interpessoais autônomas e consequentemente humanizadas, sugere o desenvolvimento de atitudes de consideração positiva incondicional, empatia e autenticidade como características principais desse jeito de ser.
Quais os dois tipos de aprendizagem de Carl Rogers?
Rogers abordou, de maneira específica, o assunto aprendizagem em dois livros. O primeiro foi Liberdade para Aprender e o segundo, Liberdade de Aprender na Nossa Década.
Qual o foco de Carl Rogers?
Carl Rogers criou um modelo diferente de atendimento psicoterapêutico. O seu objetivo era estimular uma relação transparente entre profissional e paciente. Deste modo, a própria pessoa seria capaz de encontrar soluções para os seus incômodos emocionais.
Como Carl Rogers define a aprendizagem?
Rogers definiu aprendizagem como sendo uma “insaciável curiosidade” inerente ao ser humano e que a sua essência é o significado (Rogers, 1986:28-30), o que significa que o foco está no processo e não no conteúdo da aprendizagem. O professor deve ter em conta que os alunos aprendem aquilo que para eles é significativo.
Qual o objetivo da terapia para Rogers?
A terapia rogeriana pode ser definida como uma abordagem não-diretiva e empática, com o objetivo de empoderar e motivar o cliente ao longo do seu processo terapêutico. Ou seja, valoriza a experiência do paciente.
Qual a condição principal para aplicação da abordagem humanista na educação?
Na abordagem humanista, por outro lado, o(a) aluno(a) está no centro de todos os esforços. O foco principal é atender às necessidades do(a) estudante, dentro do contexto no qual ele(a) vive e das experiências que tem. Portanto, os jovens têm o poder de agir sobre a construção do próprio conhecimento.
O que é empatia de acordo com Rogers?
Rogers (1957/2008) compreende empatia como sendo sentir o mundo do cliente como se fosse o seu próprio mundo, mas o terapeuta, nesse momento, não pode perder a qualidade de “como se” estivesse no mundo do outro.
Quais as atitudes facilitadoras de Rogers?
Assim, Rogers (2009) estabeleceu três atitudes facilitadoras – a congruência, a consideração positiva incondicional e a compreensão empática, todas inter-relacionadas e complementares, compreendidas como vivências do terapeuta, e não como técnicas a serem aplicadas.
Quais são e o que são os três pilares da Terapia Centrada na Pessoa?
É desenvolvida a teoria das atitudes facilitadoras, segundo a qual o psicoterapeuta deve apresentar três condições para que ocorra o crescimento do cliente: empatia, aceitação positiva incondicional e congruência. Através da empatia, o psicoterapeuta busca perceber e compreender o mundo do cliente na perspectiva dele.
O que Carl Rogers defende?
Rogers propõe a sensibilização, a afetividade e a motivação como fatores atuantes na construção do conhecimento. Uma das ideias mais importantes na obra de Rogers é a de que a pessoa é capaz de controlar seu próprio desenvolvimento e isso ninguém pode fazer para ela.
Quais os conceitos de Carl Rogers?
Uma das principais ideias da teoria de Carl Rogers é a da atualização humana: ele acreditava que o ser humano, em especial, tem uma forte tendência a se atualizar e se esforçar de modo contínuo para que se sinta realizado. Desse modo, o ser humano constrói pouco a pouco quem realmente é.