Quais são as 3 Categorias de Classificação de estoque?

Perguntado por: adantas4 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Quanto à manutenção, os estoques são classificados como:

  • Estoques operacionais, funcionais ou mínimos. Representam as quantidades necessárias de estoques destinadas a garantir o desenvolvimento e a operacionalização da produção. ...
  • Estoques de segurança. ...
  • Estoques especulativos.

Os 5 Tipos de Inventários e seus Funcionamentos

  1. Inventários Anuais. Esse tipo de inventário se rege por uma contagem de bens de uma empresa em todo fechamento de ano. ...
  2. Inventários Periódico. ...
  3. Inventário Permanente. ...
  4. Inventário Rotativo. ...
  5. Inventários Geral.

A curva ABC é um método de classificação de produtos que ajuda no controle de estoque em uma empresa. Essa técnica consiste no agrupamento das mercadorias de acordo com sua importância para o faturamento do negócio. Talvez você tenha uma ideia aproximada do valor total dos seus produtos em estoque.

Tradicionalmente os materiais são classificados em quatro grupos: metais, cerâmicos, polímeros e compósitos.

Dentro de uma empresa, o estoque se refere ao armazenamento de todos os produtos. Isso inclui mercadorias prontas para venda, insumos de produção e materiais de consumo. Da caneta ao papel higiênico. Mantê-lo organizado é dever de qualquer negócio, independente de tamanho ou segmento.

Classificar Materiais é o processo de agrupar itens do estoque segundo algum critério. A classificação dos materiais consiste no estabelecimento de grupos ou famílias de materiais em uso na organização, de acordo com sua utilidade, natureza, forma, dimensão, peso, tipo, uso, etc.

Se considerarmos a frequência em que é realizado, podemos identificar 4 tipos de inventário de estoque:

  • Inventário anual. ...
  • Inventário periódico. ...
  • Inventário cíclico (conhecido também como inventário rotativo). ...
  • Inventário permanente (conhecido também como inventário perpétuo).

Parte da logística responsável pelo armazenamento de produtos. A estocagem de materiais é a atividade do fluxo de materiais em um armazém ou local destinado à locação das mercadorias.

Tipos de controle de estoque

  • FIFO / PEPS – Primeiro a entrar, primeiro a sair. ...
  • LIFO / UEPS – Último a entrar, primeiro a sair. ...
  • FEFO / PVPS – Primeiro a vencer, primeiro a sair. ...
  • Just in Time – Nesse formato a empresa trabalha com o estoque mínimo para reduzir custos e aumentar a eficácia da sua produção.

Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu. O Reino é a maior unidade de classificação biológica e agrupa filos de organismos com características semelhantes.

A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie. Em muitos casos, há tantas especializações que esta classificação não é suficiente. Por isso foram criadas algumas subdivisões dentro de ordem, classe, e espécie.

Atributos importantes de uma classificação:

  • Abrangência: deve incluir um grande número de diferentes tipos de materiais;
  • Flexibilidade: deve proporcionar o inter-relacionamento entre as diversas classificações;
  • Praticidade: deve ser simples e direta.

Melhoria no atendimento ao cliente. Melhoria na organização do estoque. Redução de perdas. Redução de desperdícios.

Assim, é necessário que haja um controle eficiente da quantidade de estoque disponível no estabelecimento. Esse controle é realizado pelo método conhecido como Inventário. O inventário pode ser de dois tipos: Inventário Periódico e Inventário Permanente.

Inventário geral
Esse tipo de contagem é a contagem do estoque da empresa inteira de uma vez. Nessa modalidade, a empresa precisa envolver muitas pessoas no processo e por isso precisa capacitar todos os envolvidos para garantir a contagem correta dos materiais.

A classificação XYZ avalia o grau de criticidade ou imprescindibilidade dos itens no desenvolvimento das atividades realizadas. O trabalho teve como objetivo otimizar a gestão de estoques em uma farmácia hospitalar através da curva ABC e da classificação XYZ.

– Classe C
Itens de menor importância – Cerca de 50% dos itens utilizados em uma linha de produção, mas que correspondem a aproximadamente 5% do valor utilizado. É importante lembrar que as porcentagens acima são aproximadas, e devem ser adaptados à realidade produtiva de cada empresa.

Enquanto a Classificação ABC usa critérios quantitativos e objetivos para determinar a classe de cada item, a classificação XYZ requer a participação de especialistas na avaliação da criticidade dos itens.

Hoje falaremos dos outros 5 critérios para classificarmos os materiais dentro de um estoque, sendo eles: por periculosidade, por perecibilidade, por importância operacional, por valor de demanda e por material permanente versus material de consumo.