Quais são as 3 bases?

Perguntado por: oluz . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

As bases podem ser classificadas de acordo com o número de hidroxilas (OH-) que contem na molécula: Monobases: 1 hidroxila (OH-) Dibases: 2 hidroxilas (OH-) Tribases: 3 hidroxilas (OH-)

As bases são substâncias comuns na natureza e em nosso cotidiano. Por exemplo, elas estão presentes em várias frutas como caju, bananas e caquis verdes. Existem também vários produtos fabricados em laboratório e em indústrias que têm as bases inorgânicas como principais constituintes.

* Bases fortes: Bases dos metais alcalinos (LiOH, NaOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2).

Existem três aspectos que identificam uma base:

  1. Sofre dissociação iônica parcial na presença de água;
  2. Reage com ácido, originando água e sal;
  3. Tornam a fenolftaleína vermelha.

As Bases são substâncias formadas pela união de um cátion e um ânion, que liberam íons hidroxila (ânions OH–) numa solução aquosa em processos chamados de “dissociações iônicas”.

Conceitos de ácidos e bases
Segundo Arrhenius, os ácidos são substâncias que em solução aquosa sofrem ionização, liberando como cátions somente H+. Enquanto isso, as bases são substâncias que sofrem dissociação iônica, liberando como único tipo de ânion os íons OH- (hidroxila).

Os ácidos possuem fórmula química com H no início, por exemplo, o HCl (ácido clorídrico). O Ácido acético (vinagre) é uma exceção, sendo o CH3COOH. As bases possuem OH no final de sua fórmula, por exemplo, NaOH (hidróxido de sódio). Costumam ser bastante solúveis em água.

Entende-se base como um comportamento químico antagônico ao comportamento ácido. A reação entre um ácido e uma base é conhecida como reação de neutralização. Segundo Arrhenius, as bases são compostos que, em solução aquosa, aumentam a concentração de ânions hidróxido.

Entre as aplicações das bases no cotidiano, temos: a soda cáustica usada na produção de sabões, o amoníaco, em produtos de limpeza; e o leite de magnésia usado como antiácido.

Base fraca
Quando o grau de dissociação for igual ou inferior a 5 %.

Exemplos de bases solúveis: LiOH (Hidróxido de lítio) NaOH (Hidróxido de sódio) KOH (Hidróxido de potássio)

Classificação dos Sais

  • Sal básico: ou hidróxi-sal, apresenta dois ânions e um cátion. ...
  • Sal misto: composto por dois cátions diferentes (exceto H+) ou dois ânions diferentes (exceto OH-).
  • Sal hidratado: no retículo cristalino desse sal são encontradas moléculas de água, e são elas que definem a nomenclatura do sal.

Você sabe, realmente, para que serve a base? Com a principal finalidade de estruturar a maquiagem e facilitar a absorção dos demais produtos, a base possui versões e texturas bem diferentes, e cada uma proporciona acabamentos distintos.

Dentre os tipos de sais mais conhecidos estão o cloreto de sódio (NaCl), o sal de cozinha, nitrato de sódio, conhecido como salitre, sulfato de cálcio, usado na construção civil, o gesso e o carbonato de cálcio.

Tem mais depois da publicidade ;) Bases fracas: são aquelas que liberam poucos íons quando estão dissolvidas em água ou fundidas. Bases fortes: são aquelas que liberam muitos íons quando estão dissolvidas em água ou fundidas.

Bases Nitrogenadas
» Adenina (A) » Guanina (G) » Citosina (C) » Timina (T)

Principais bases
Exemplos: hidróxido de sódio (NaOH), hidróxido de magnésio (Mg(OH)2), hidróxido de amônio (NH4OH), hidróxido de alumínio (Al(OH)3) e hidróxido de cálcio (Ca(OH)2).

Os principais óxidos presentes em nosso cotidiano são: óxido de cálcio, de magnésio, de silício, monóxido de carbono, dióxido de carbono e peróxido de hidrogênio. Os óxidos são compostos binários, isto é, formados por apenas dois elementos químicos, dos quais o mais eletronegativo é o oxigênio.

A formulação geral de um ácido é HxA, onde x = 1, 2, 3 ou 4.