Quais são as 28 funções cognitivas?

Perguntado por: dhipolito . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
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Quais são as funções cognitivas mais importantes? As funções cognitivas mais importantes são a atenção, a orientação, a memória, as gnosias, as funções executivas, as praxias, a linguagem, a cognição social e as habilidades visuoespaciais.

A neuropsicologia cognitiva estuda fundamentalmente o processamento da informação, isto é, das diferentes operações mentais que são necessárias para a execução de determinadas tarefas (Gazzaniga, Ivry & Mangun, 2002).

Três níveis de cognições são identificados pela TCC, sendo eles: pensamentos automáticos (PAs), crenças intermediárias e crenças centrais (A. Beck et al., 1997).

As funções cognitivas mais importantes são a atenção, a orientação, a memória, as gnosias, as funções executivas, as praxias, a linguagem, a cognição social e as habilidades visuoespaciais.

Essas 4 funções estão na base da gestão do conhecimento.
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De uma forma geral, as Ferramentas Cognitivas têm 4 funções:

  • Organizar Informações.
  • Buscar Informações.
  • Apresentar Informações.
  • Integrar Informações.

Os tipos de teste mais comuns são:
Teste de Avaliação Cognitiva de Montreal (MoCA). Um teste de 10-15 minutos que inclui a memorização de uma pequena lista de palavras, a identificação da imagem de um animal e a cópia do desenho de uma forma ou objeto. Mini Exame do Estado Mental (MMSE).

Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Cognitivo: significado
Assim, termos como capacidade cognitiva ou desenvolvimento cognitivo indicam a habilidade de adquirir conhecimentos e desenvolver emoções, por meio do raciocínio, percepção, linguagem, memória, entre outros.

O significado do termo cognitivo
É a partir do processo cognitivo que o ser humano consegue desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais, isto é, linguagem, pensamento, memória, raciocínio, capacidade de compreensão, percepção etc.

Podemos dizer que a cognição é a capacidade do cérebro perceber, raciocinar e armazenar as informações captadas pelos sentidos.

lobo frontal

O lobo frontal está associado à atividade motora, articulação da fala, pensamento e planejamento – responsável por cognição e memória.

Técnicas para estimular a capacidade cognitiva da criança
O diálogo, por exemplo, é uma maneira de ensinar a comunicação e fazer com que ela aprenda novas palavras e expressões. As brincadeiras, por sua vez, são capazes de trabalhar um conjunto de funções cognitivas, estimulando um aprendizado prático e intuitivo.

Funções cognitivas
Ele inclui testes voltados ao diagnóstico de habilidades relacionadas à atenção, memória, linguagem, capacidade de planejamento e organização, entre outras. Essas competências dependem do funcionamento cerebral e são fundamentais para a vida cotidiana.

Processos Cognitivos: Esta linha tem por objetivos desenvolver pesquisas no âmbito dos processos cognitivos básicos (percepção, atenção, memória), podendo ou não estar relacionados a processos superiores (linguagem, inteligência, tomada de decisão, raciocínio, etc.).

Liderança cognitiva é aquela que busca perceber as pessoas ao redor do líder, incluindo a sua forma de pensar, sentir e agir. Por meio disso, ela cria estratégias efetivas para motivar, inspirar e estimular os liderados continuamente.

As funções executivas podem ser divididas em três grandes categorias de competências: Autocontrole: A capacidade de resistir à uma tentação para poder fazer aquilo que é certo. Essa capacidade ajuda as crianças a prestar atenção, agir menos impulsivamente e a manter a concentração numa tarefa.

A MEMÓRIA COMO PROCESSO COGNITIVO: A memória é a função cognitiva que nos permite codificar, armazenar e recuperar informações do passado. É um processo básico para a aprendizagem, pois é o que nos permite criar um sentido de identidade.

Tipo Sensação Introvertida: Os indivíduos do Tipo Sensação Introvertida carregam em si a intensidade da sensação subjetiva. Possuem uma tendência recuar do mundo exterior e seus dilemas. Há uma separação entre a consciência e o corpo físico.

Caracteriza-se pela dificuldade de aprendizado que algumas pessoas têm e que acaba limitando suas vidas de diversas maneiras. É um problema diretamente relacionado à capacidade mental de assimilação de informações, o que faz com que o indivíduo desenvolva limitações intelectuais.

Para identificar o déficit cognitivo são aplicados testes neuropsicológicos com a intenção de avaliar o nível da limitação da criança e, em quais áreas esta é mais ou menos predominante. Esta avaliação mede também as áreas do cérebro que estão comprometidas e que não funcionam do modo como deveriam.

De acordo com Freud, as crianças passam por cinco fases de desenvolvimento:

  • I – A fase oral (0 – 1 ano)
  • II – A fase anal (1 – 3 anos)
  • III – A fase fálica (3 – 5 anos)
  • IV – O período de latência (5 anos – puberdade)
  • V- A fase genital (puberdade e vida adulta)