Quais são as 28 bandeiras LGBT?

Perguntado por: lalmeida . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Confira a seguir as bandeiras utilizadas por alguns dos coletivos representados na sigla do movimento LGBTQIA+.

  • LGBTQIA+: Over the rainbow.
  • Orgulho lésbico.
  • Orgulho bissexual.
  • Orgulho pansexual.
  • Orgulho trans.
  • Orgulho genderqueer e não binário.
  • Orgulho intersexo.
  • Orgulho assexual.

Pangênero é uma identidade de gênero não-binária de pessoas trans. É uma experiência de gênero que se refere a uma enorme e diversa multiplicidade de gêneros que pode se estender ao infinito, porém sempre dentro da cultura e experiência de vida da pessoa.

Os seus direitos já estão amplamente garantidos em se tratando de sexualidade e gênero – seja na convivência em sociedade pura e simples ou no âmbito jurídico. E é por isso que não faz sentido a existência de uma celebração referente ao orgulho de ser heterossexual ou cisgênero.

Um aliado acredita que as pessoas LGBT+ enfrentam discriminação e portanto, são socialmente e economicamente desfavorecides. Eles pretendem usar sua posição como indivíduos heterossexuais ou cisgêneros em uma sociedade focada na cisheteronormatividade para combater a homofobia, a bifobia e a transfobia.

Uma pessoa pode ter a identidade de gênero como feminina, masculina, trans, travesti — ou também ser designada como mulher, homem, mulher trans, travesti, homem trans, não binário (que não é masculino nem feminino), entre outras formas.

I = Intersexo
A pessoa intersexo está entre o feminino e o masculino. As suas combinações biológicas e desenvolvimento corporal – cromossomos, genitais, hormônios, etc – não se enquadram na norma binária (masculino ou feminino).

De maneira bem direta, LGBTQIA+Fobia se refere a todo e qualquer tipo de intolerância e aversão as pessoas que não são heterossexuais e cisgêneras. Este termo deriva da palavra Homofobia, disseminado pelo psicoterapeuta estadunidense George Weinberg em 1965.

Um indivíduo demigênero ou demigénero (semigênero ou semigénero) tem metade da identidade de um determinado gênero, sendo a outra parte conhecida ou desconhecida. A pessoa pode ter fluidez de gênero na outra metade, sendo gênero semifluido.

Demiboy ou demiguy (ou semi-garoto) é o oposto de Demigirl. É alguém que se identifica parcialmente como um gênero masculino e parcialmente como desimportante, não especificado ou outro gênero. Normalmente, possuem como pronomes "ele" e "dele", mas pode variar de acordo com o gosto particular da pessoa.

Xenogênero: Uma identidade de gênero não-binária que não pode ser contida por entendimentos humanos de gênero; possui mais preocupação com a construção de outros métodos de categorizações de gênero e hierarquias como aquelas relacionadas a animais, plantas, e outras criaturas ou coisas.

Uma abreviação da palavra "girlfriend" que em português significa "namorada".

006 é um termo utilizado na gíria da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), para designar uma pessoa considerada "burra", ou seja, uma pessoa ignorante a respeito de algum assunto.

O asterisco em português serve para colocar algo indiretamente, de forma não explícita em um texto, porém, de forma destacada.

Além dessas letras, que são as mais comuns, atualmente, há algumas correntes que indicam para uma sigla completa ser: LGBTQQICAAPF2K+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, Familiares, 2-espíritos e Kink).

· "Dia do Orgulho Hétero, a ser comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de dezembro."

Podendo você ser lésbica, gay, bissexual, hétero, assexual ou como preferir ser.

Pessoa que TRANSgride e TRANScende ao gênero que nasceu, não se identificam com o gênero imposto ao nascimento. Quem não corresponde à heteronormatividade, seja pela sua orientação sexual, identidade de gênero, atração emocional ou pela sua expressão de gênero.

Orgulho pansexual
Na bandeira, a faixa azul representa atração por quem se identifica como homem, a faixa rosa, por quem se identifica como mulher, e o amarelo simboliza o interesse por pessoas que se identificam como genderqueer, não binárias, andróginas ou agênero.

O fotógrafo americano Alan Charlesworth criou um lindo ensaio intimista sobre o dia a dia dos “Brotherhood of Bears” (Irmandade do Urso) – subcultura, dentro da comunidade LGBT, composta por homens gays que se orgulham de sua masculinidade e sua estatura robusta, comparáveis a de um urso.

Demigênero

  1. A pessoa tem dois ou mais gêneros ao mesmo tempo. ...
  2. A pessoa possui um gênero, mas não completamente; ou possui uma conexão a certo gênero, mas não é inteiramente daquele gênero. ...
  3. A pessoa é gênero-fluido, e passa parte do tempo sendo de um certo gênero.