Quais são as 20 regras do vôlei?

Perguntado por: oesteves . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

As 20 principais regras do volêi

  • Não pode tocar no bordo superior da rede.
  • A bola não pode tocar na antena, e nem o jogador.
  • Quando vai se fazer um ataque do fundo não se pode pisar na linha dos 3 metros.
  • A bola não pode ''rodar'' na mão de quem está levantando de toque.
  • Não se pode ''conduzir'' a bola.

É proibido um jogador tocar a bola duas vezes seguidas. – Quando a bola está no campo do grupo oponente, não é permitido fazer o ataque. – Durante o bloqueio, os atletas podem tocar a bola além da rede, porém sem interferir no ataque do oponente. – É considerada falta quando algum jogador toca a borda superior da rede.

Elas são: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa. A cada um destes fundamentos compreende um certo número de habilidades e técnicas que foram introduzidas ao longo da história do voleibol e são hoje consideradas prática comum no esporte.

A primeira regra criada por Morgan foi o pouco contato físico entre os jogadores. Inicialmente, as atividades eram realizadas em quadras improvisadas, sem rede e com a câmara de bola de basquete. Em 1900, o esporte chegou ao Canadá, onde foi conhecido como "mintonette".

Porque ela não foi feita para ser chutada. Se isso acontecer, ele vai ficar deformada, cheia de calombos.

Faz quase 20 anos que entrou em vigor a regra que permite o uso dos pés no vôlei. Nesse período, jogadores que têm essa habilidade passaram a fazer a diferença, nas quadras. Na final da Superliga Masculina, entre Rio de Janeiro e Cruzeiro, eles podem ser decisivos. Aquecimento com quadra, bola, rede e gol.

Todos podem jogar Vôlei?”, selecionamos como conteúdo curricular, as diferentes formas de se jogar o voleibol: vôlei de quadra, vôlei de praia, vôlei sentado, futevôlei e o vôlei de idosos.

E se você também estiver interessado na prática do esporte, saiba que chutar a bola de vôlei continua sendo errado e jogar com uma bola de futebol de campo não será nada legal, então, separamos aqui algumas opções que temos no nosso site para que sua prática seja feita com a bola correta!

A regra sobre recepção de saques é bem clara: elas só podem acontecer abaixo da altura da rede. Isso significa que bloqueios e cortadas não podem ser feitos como o primeiro toque ao receber um saque, já que essas ações são feitas acima da rede. Por isso, somente manchetes e passes são válidos!

a partida sempre começa com um saque e, após o apito do árbitro, o jogador tem até 8 segundos para efetuá-lo; após o saque, cada equipe poderá tocar até três vezes na bola antes de passá-la para o lado adversário, com um ataque ou uma devolução simples, mas é proibido que um jogador dê dois toques seguidos na bola.

Uma partida de vôlei tem, normalmente, 5 sets, sem tempo definido. Cada set é terminado quando uma equipe alcança os 25 pontos, tendo 2 pontos de vantagem sobre a equipe adversária. Caso não tenha, o set prossegue até que uma equipe conquiste tal vantagem.

Ribeiro, (2004) classifica o saque em três tipos, dos quais são os mais utilizados na atualidade: • Saque por baixo; • Saque por cima; • Saque viagem (este se diferencia do saque por cima, por ser executado em suspensão).

OBSERVAÇÃO: Na iniciação esportiva para crianças pode-se fazer o Saque por Cima com a mão fechada, pois assim as crianças terão mais força no movimento.

O bloqueio é a jogada que tenta impedir que a bola lançada pelo adversário ultrapasse a rede alcançando o lado da quadra da outra equipe e não só: o bloqueio tenta fazer com que a bola bata no chão da quadra adversária para marcar ponto.