Quais são as 2 principais áreas afetadas pelo autismo?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

O transtorno causa, dentre muitas coisas, o que pode se chamar de distorção em áreas de grande importância no cérebro: cerebelo (o tônus muscular e o equilíbrio dependem dele), sistema límbico (responsável pelos comportamentos sociais e pelas emoções) e hipocampo (parte integrante do sistema límbico e ligado à ...

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado comportamental e afeta partes do desenvolvimento psicomotor e social. Os sinais do autismo podem ser observados desde o início da infância, e muitos envolvem dificuldades de coordenação motora, comunicação e interação social, até mesmo no seio familiar.

Denominado como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o distúrbio afeta o desenvolvimento neurológico, caracterizando prejuízos na comunicação, na interação social e no comportamento.

O cérebro dos autistas processa sinais sensoriais mais depressa que o normal. Já as respostas do núcleo caudado direito, região do cérebro ligada ao aprendizado e ao controle de impulsos motores, são mais lentas. Portanto, muita calma durante a quarentena.

Movimentos repetitivos e/ou desenvolver posturas incomuns com as mãos ou com o corpo todo; Atraso na fala de palavras isoladas ou frases simples; Perda/ regressão de habilidades de linguagem previamente adquiridas; Expressões faciais, atitudes e gestos que não condizem com como se sentem.

Entre os sinais clássicos de que um bebê pode ter autismo estão não olhar nos olhos, não sorrir de volta ou não acenar, deixando de estabelecer uma conexão e comunicação direta com as pessoas.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por dificuldades no desenvolvimento neurológico, que afetam diretamente três pilares: a comunicação, a interação social e o comportamento do paciente.

Quais são as diferentes manifestações do TEA?

  • Síndrome de Asperger. É a condição considerada mais branda de todas. ...
  • Transtorno Invasivo do Desenvolvimento. É uma categoria um pouco mais grave do que o Asperger. ...
  • Transtorno Autista. ...
  • Transtorno Desintegrativo da Infância. ...
  • Nível 1 (Leve) ...
  • Nível 2 (Médio) ...
  • Nível 3 (Grave)

O número excessivo de neurônios está relacionado ao excesso de sensações no cérebro, causando toda essa desordem. Questões como intolerância a determinados aromas, gostos e tudo que se refira a alimentação também estão presentes na vida do autista.

Autistas podem ter dificuldade em interpretar sinais não verbais transmitidos por outras pessoas, em bater papo ou em compreender a linguagem corporal. Por outro lado, pessoas com autismo muitas vezes superam os outros em tarefas auditivas e visuais, e também são melhores em testes de inteligência não verbais.

A explicação mais aceita para o aparecimento do autismo é a de que a interação entre neuroliginas e neurexinas nas sinapses é crucial para o equilíbrio entre os sinais excitatórios e inibitórios que trafegam entre os neurônios.

No entanto, os autistas tendem a ser mais diretos e podem ter mais facilidade na comunicação social quando isso é recíproco. A falta de conversa direta pode levar a suposições sobre o que a pessoa autista realmente quis dizer e também pode resultar em conflitos devido a respostas francas inesperadas.

Entre os maiores desafios para o aprendizado dos autistas está a interpretação de textos. Independentemente de apresentarem capacidades cognitivas normais e sem demais comorbidades, pacientes com TEA possuem muita dificuldade para entenderem textos.

Lidar com críticas: concordar ou discordar com opiniões e defender seus próprios interesses; Relacionamento: conseguir interagir, fazer amizades, cooperar, iniciar e manter uma conversa; Habilidades acadêmicas: seguir instruções orais, prestar atenção, aguardar a sua vez, solicitar ajuda e cooperar, trabalhar em grupo.

Os pacientes com TEA mostraram conectividade fronto-amígdala mais fraca no hemisfério direito. Houve uma redução significativa na conectividade entre a amígdala e pré-frontal, parietal, e córtex occipital, além de diminuição funcional da área de Wernicke e Broca, principais regiões de processamento de idiomas.

Nomes como Elon Musk, Courtney Love e Leilah Moreno já falaram abertamente sobre o tema. Sia falou abertamente do seu diagnóstico de autismo em uma entrevista no "Rob Has a Podcast".

Ainda não há marcadores biológicos e exames específicos para autismo, mas alguns exames, como o cariótipo com pesquisa de X frágil, o eletroencefalograma (EEG), a ressonância magnética nuclear (RNM), os erros inatos do metabolismo, o teste do pezinho, as sorologias para sífilis, rubéola e toxoplasmose; a audiometria e ...

Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos. Dificuldade na comunicação, caracterizado por uso repetitivo da linguagem e dificuldade para iniciar e manter um diálogo.

1- Síndrome de Asperger
É considerada a forma mais leve entre os tipos de autismo e é três vezes mais comum em meninos do que em meninas. Normalmente, quem possui a síndrome conta com uma inteligência bastante superior à média e pode ser chamado também de “autismo de alto funcionamento”.

Os critérios diagnósticos do Autismo são baseados na chamada Tríade de Wing (Wing e Gould, 1979), a saber, i) prejuízo na interação social recíproca, ii) prejuízo na comunicação verbal e não-verbal, iii) padrões estereotipados repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades.