Quais são as 2 funções da contabilidade?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

A Contabilidade possui duas funções básicas: administrativa e econômica. A função econômica da contabilidade está atrelada à apuração do lucro ou prejuízo do exercício.

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando- os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

Descubra quais são as áreas da contabilidade

  • Contabilidade empresarial. Essa área é a responsável pela demonstração de desempenho e resultados obtidos dentro de um período de uma empresa. ...
  • Análise contábil. ...
  • Auditoria contábil. ...
  • Consultoria financeira.

A principal função administrativa da Contabilidade é controlar o patrimônio da organização. Para os estudiosos no assunto, Património significa o conjunto de bens, direitos e obrigações suscetíveis de avaliação econômica, os quais são vinculados a uma entidade ou pessoa física.

Os princípios são: o da entidade, o da continuidade, o da oportunidade, o do registro pelo valor original, o da competência e o da prudência.

Em geral, as rotinas contábeis envolvem todas as análises financeiras que uma empresa possui, seja ela grande, média ou pequena. Alguns exemplos são resultados, controle de caixa, balanços e análise dos prejuízos e lucros. Dessa forma, tudo que envolve o funcionamento da empresa faz parte.

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.

A expressão "Contabilidade Básica" é genérica, aplicando-se aos princípios basilares da escrituração contábil. O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras.

Os princípios contábeis servem para guiar o exercício da contabilidade e padronizar operações. Além disso, facilitam a atividade de contabilidade no Brasil. Isso porque dão uma visão ampla das normas básicas.

De forma simples, podemos dizer que fluxo de caixa é um instrumento que o empresário usa para acompanhar a situação financeira da sua empresa. Para fazer o seu, basta criar um relatório com informações sobre toda a movimentação de dinheiro gasto ou recebido pela sua empresa em um determinado período de tempo.

As mais comuns são: contabilidade financeira, contabilidade gerencial, contabilidade bancária, contabilidade fiscal, contabilidade governamental, contabilidade internacional, contabilidade imobiliária, contabilidade social, contabilidade rural, contabilidade de custos, contabilidade digital, auditoria contábil e ...

Existem 7 tipos de contabilidade que podem ser contabilidade governamental, contabilidade forense, contabilidade de custos, auditoria, contador tributário, contabilidade econômica e contabilidade gerencial.

A estrutura contábil de uma empresa engloba todos os processos e atividades realizados pela contabilidade. Sendo assim, essa estrutura inclui o controle de contas a pagar e a receber, a emissão de notas fiscais, assim como o envio de declarações e demonstrativos obrigatórios aos órgãos de fiscalização.

A função econômica de apurar o lucro e a função administrativa de controlar o resultado. A função administrativa (controlar o patrimônio) e a função econômica (apurar o resultado).

O ponto de equilíbrio é quando a receita total da empresa é exatamente igual à soma de custos e despesas.

Princípio do Registro pelo Valor Original.

Contas patrimoniais
São aquelas em que registramos os bens, direitos e obrigações. Poderão ser ativas, quando representam bens e direitos, ou passivas, quando representam obrigações.

Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

O ciclo contábil possui cinco fases, a saber: captação, reconhecimento, processo de acumulação, sumarização e evidenciação. Captação – colhimento dos dados de atos e fatos que afetam o patrimônio da entidade, como coloca Szuster et al (2008,p.