Quais são as 18 virtudes?

Perguntado por: izaganelli4 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

São elas: Serenidade, Paciência, Força, Modéstia, Humildade, Perseverança, Amor ao trabalho, Sede de conhecimento, generosidade, Conciliação, Amabilidade, Amor à vizinhança, Saúde equilibrada, Concentração de espírito, Sobriedade ao falar, Ação justa, Vigilância e Caridade.

As 7 Virtudes Capitais – O QUE ESTAMOS APRENDENDO?

  • HUMILDADE X ORGULHO.
  • PACIÊNCIA X IRA.
  • SANTIDADE X LUXÚRIA.
  • EQUILÍBRIO X GULA.
  • GENEROSIDADE X GANÂNCIA.
  • DISPOSIÇÃO X PREGUIÇA.
  • CONTENTAMENTO X INVEJA.

E quais são elas? Baseada num texto do apóstolo Paulo (1Cor 13,13), a teologia esclarece que são três: a fé, a esperança e o amor (ou caridade).

Coragem. Coragem não é ausência de medo, é a força para seguir em frente mesmo diante do medo. A coragem é, talvez, a virtude mais importante a ser desenvolvida.

Aphrónêsis

Aphrónêsis é a mais elevada virtude da parte calculativa da alma racional, isto é, da razão prática. Ela é definida como a capacidade de deliberar bem, isto é, de calcular exatamente os meios necessários para alcançar um fim bom.

São três as virtudes teologais: fé, esperança e caridade ( 66 ). 1814. A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, «o homem entrega-se total e livremente a Deus» ( 67 ).

A esperança, a virtude menor, mas a mais forte.

A inveja é um pecado que tira o foco do próprio indivíduo, das suas metas, sonhos e conquistas e coloca o olhar naquilo que é do outro. “A inveja é o sentir-se mal diante do bem do outro, não suportar o sucesso de outra pessoa e desejar possuir os bens, a posição social, a vida sentimental de outra pessoa”, destaca Pe.

“A ira é um sentimento intenso de ódio, de raiva ou de rancor em detrimento de outra pessoa, objeto ou situação”, explica. Para sair desta situação de pecado, a virtude da paciência é essencial. Ela molda o coração para libertá-lo deste sentimento que afasta da convivência fraterna. Pe.

As virtudes cardeais são aquelas que abrem a porta para todas as outras virtudes, elas são denominadas principais por serem as geradoras das outras virtudes. São classificadas cardeais a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

As virtudes naturais podem ser divididas em intelectuais e morais, sendo as primeiras relacionadas ao exercício de hábitos cognoscitivos ou especulativos, ou seja, aqueles que visam a melhoria do conhecimento teórico, o trabalho intelectual em si, dentre as quais estão a ciência, sabedoria, arte, prudência e ...

As cinco virtudes, conforme o próprio Vicente de Paulo são: Simplicidade, Humildade, Mortificação, Mansidão e Zelo Apostólico. Estas são as posturas que aquele que ingressa na Espiritualidade Vicentina deve tomar para si.

Deste modo, 6 virtudes de caráter foram identificadas em todo o planeta no decorrer de mais de 3.000 anos de história:

  • Sabedoria e Conhecimento.
  • Coragem.
  • Humanidade.
  • Justiça.
  • Temperança.
  • Transcendência.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.

Alguns exemplos de virtudes do homem são a coragem, integridade, determinação, disciplina, honestidade, respeito, justiça, lealdade, tolerância, paciência, otimismo, bondade, perdão, alegria, gratidão, humildade, empatia, compaixão, amizade entre outras. O contrário de virtude é vício.

Enquanto a virtude, que vem da palavra em latim virtus, que quer dizer força, exige de nós uma posição mais ativa para conquistá-las, ou seja, uma prática atenta e constante, o dom é muito mais um movimento do próprio Deus, que os infunde em nós.

Faust (1920–2007) disse: “A virtude, em seu sentido pleno, abrange todas as características da retidão que nos ajudam a formar nosso caráter”.