Quais são as 18 principais preposições?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

São elas: a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

18 preposições essenciais. As preposições ligam dois termos em um enunciado para estabelecer algum tipo de relação entre eles. Podem ser essenciais ou acidentais e algumas delas podem se contrair ou se combinar com alguns artigos.

Como o próprio nome diz, preposição é um termo que ocupa uma posição anterior. Na prática isso significa que se posiciona sempre antes de uma palavra, estabelecendo uma relação de subordinação com um termo principal. Esse vocábulo pode ligar tanto os nomes a seus complementos quanto os verbos a seus objetos.

As preposições podem ser divididas em dois tipos: preposições essenciais, preposições acidentais e locuções prepositivas.

Preposição é a palavra que liga um termo a outro. Há preposições essenciais e acidentais. As preposições essenciais desempenham apenas a função de preposição (são exemplos: até, com, de). As preposições acidentais desempenham outras funções (são exemplos: como, segundo, senão).

Quando e como usar as preposições. As preposições são normalmente utilizadas na introdução de complementos nominais e verbais, de locuções adjetivas, de locuções adverbiais e de orações reduzidas. São indispensáveis para a construção e compreensão dos textos, conferindo-lhes coesão e estrutura.

Ex. (preposições): O que é preposição é a palavra, que um termo a outro termo vai ligar. Ela sempre permanece invariável, são 18 no total é só contar. A, após, perante, desde, contra, ante, entre, para, de, por, sob, sobre, trás, per, até, com, em, sem é só lembrar, que as vezes contraídas vão estar.

Preposição é classe das palavras que ligam duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência. Na frase "casa de Luís", por exemplo, a preposição "de" estabelece uma relação de posse entre os substantivos "Luís" e "casa".

O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

A como artigo se refere ao 'gênero masculino, feminino, e em número. " preposição" significa que o a é uma palavra invariável, que vai fazer ligação entre dois termos. Ex:. Eu Vi a sua tia.

A palavra que será preposição quando equivaler à preposição de em perífrases verbais que tenham, como auxiliares, ter ou haver. Interjeição: A palavra que será interjeição quando exprimir uma emoção, um estado de espírito; é sempre exclamativa e acentuada (quê). – Quê!

A principal função da preposição é estabelecer o elo entre as palavras. Essa relação de ligação é fundamental para a construção de expressões e frases de sentido completo.

De acordo com o que determina a nossa gramática normativa, existem seis tipos de pronomes: os pessoais, demonstrativos, interrogativos, possessivos, relativos e indefinidos.

A preposição é uma palavra invariável que liga dois termos da oração, subordinando um ao outro. A preposição estabelece ainda, uma certa relação de dependência entre elas. São palavras que funcionam basicamente como preposição: a, ante, até, após, de, desde, em, entre, com, contra, para, por, perante, sem, sobe esob.

As preposições de lugar ou posição tem a função de, como o próprio nome sugere, estabelecer relação de lugar ou posição entre os termos. Vamos ver alguns exemplos: 1) Above / Acima de, em cima de, sobre.

As preposições de tempo são usadas para falar de um período específico de tempo, como uma data ou um horário. Usamos “At” quando falamos de horas, feriados e festas, ou quando falamos de momentos muito específicos. Assim, temos “at 6 o'clock”, “at Christmas” e “at midnight”.

Em, no, na, indicando (estar dentro de/em) uma área e usada antes de lugares fechados (ou não específicos), bairros, cidades, países e continentes. Exemplos: I live in Florianópolis, but I was born in Italy (Eu moro no Brasil, mas nasci na Itália).

De é uma preposição. Do é a contração da preposição de com o artigo definido o (de + o = do). Da é a contração da preposição de com o artigo definido a (de + a = da).

A preposição COMO tem o significado de: na qualidade de, com caráter de, na posição de. Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.

Podem ser classificados como: Advérbios de tempo. Advérbios de lugar. Advérbios de modo.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?