Quais são a região metropolitana de Salvador?

Perguntado por: mteixeira4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Instituída por meio da LC no 14, de 1973, a RM de Salvador compreende atualmente treze municípios: Itaparica; Camaçari; Madre de Deus; Pojuca; Mata de São João; Vera Cruz; Salvador; Candeias; Lauro de Freitas; Simões Filho; São Francisco do Conde; São Sebastião do Passé; e Dias d'Ávila (figura 1).

Região metropolitana é o conjunto de diferentes municípios próximos e interligados entre si, normalmente construída ao redor de uma metrópole, uma cidade central e mais desenvolvida.

A Região Metropolitana de São Paulo, também conhecida por Grande São Paulo reúne 39 municípios do Estado de São Paulo em intenso processo de conurbação (uma extensa área urbana surgida do encontro ou junção de duas ou mais cidades). É a maior região metropolitana do país.

Região metropolitana pode ser definida como uma área em que muitos municípios se interligam física, política, cultural e economicamente. Vale notar que a mera proximidade de cidades não caracteriza uma região metropolitana.

Foram criadas por essa lei 9 Regiões Metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Belém. Atualmente, o IBGE reconhece 12 Regiões Metropolitanas no país.

Na hierarquia da região metropolitana a região mais importante diante da hierarquia urbana é o Rio de Janeiro. A população do RJ está concentrada na Região Metropolitana que tem como a mais populosa a cidade do Rio de janeiro sendo seguida de São Gonçalo, Duque de Caxias e de Nova Iguaçu.

Quando o espaço de uma metrópole une-se de forma relevante a outras cidades (chamadas de cidades-satélites), observa-se a formação de uma região metropolitana. O fenômeno relacionado com essa união entre os diferentes espaços urbanos das cidades metropolitanas é chamado de conurbação.

extensão de território de características urbanas e elevada densidade populacional desenvolvido em torno de uma metrópole, constituído por essa grande cidade e pelos núcleos populacionais que lhe estão fronteiriços e próximos, formando uma unidade funcional em diversos aspetos (redes de abastecimento, transportes, etc. ...

Resposta. Região metropolitana é uma região com grande concentração de pessoas, uma grande área central, marcada pela conurbação e grande fluxo tanto de capital quanto de indivíduos. Exemplos de regiões metropolitanas:São Paulo e Belo Horizonte.

As metrópoles são grandes cidades que exercem vasta influência em termos políticos, econômicos e culturais. Elas apresentam singularidades complexas, mas, no geral, concentram grandes volumes de populações e serviços. São exemplos de tipologias de metrópoles: metrópole global, metrópole nacional e metrópole regional.

Atualmente, o Brasil possui 35 Regiões Metropolitanas, estando distribuídas da seguinte forma: Sul: 11 Regiões Metropolitanas. Nordeste: 12 Regiões Metropolitanas. Sudeste: 7 Regiões Metropolitanas.

As Regiões Metropolitanas são constituídas por agrupamentos de Municípios limítrofes e são instituídas por lei complementar estadual, ou seja, só podem ser compostas por Municípios do próprio Estado.

Com a inclusão das três RM, o Estado de São Paulo passou a ter nove regiões metropolitanas: São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Sorocaba, Campinas, Piracicaba, Jundiaí e Rio Preto.

As maiores metrópoles brasileiras são as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte. São Paulo é a única pertencente à categoria de Grande Metrópole Nacional, enquanto Brasília e Rio de Janeiro são classificadas como Metrópoles Nacionais.

O que é Região metropolitana:
São umas cidades em torno da capital, ou seja da principal (metrópole)algumas capitais, como São Paulo, chama´se também de "Grande São Paulo".