Quais revolução não foi burguesa?

Perguntado por: ivargas3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Resposta - Alternativa B - Revolução Comunista Soviética.

A Revolução Francesa não deve ser considerada apenas como uma revolução burguesa. (Modesto Florenzano. As revoluções burguesas, 1982.) correta, pois a burguesia obteve, por meio de alianças com outros países, capacidade militar suficiente para impedir o surgimento de mobilizações em outros segmentos sociais.

Dessa forma, as Revoluções Burguesas podem ser entendidas como levantes da população (burguesia + camponeses) contra o poder absolutista. As Revoluções Francesa e Inglesa são os principais exemplos, onde a burguesia conseguiu derrubar o poder absolutista e tomar o poder político.

As principais revoltas políticas de grande escala, que passaram a ser chamadas de revolução, são:

  • Revolução Inglesa;
  • Revolução Protestante;
  • Revolução Francesa;
  • Revolução Soviética.

As revoluções burguesas são movimentos sociopolíticos ocorridos entre 1640 e 1850 nos quais a sociedade aristocrática, caracterizada pela monarquia absoluta e pelos títulos de nobreza, foi transformada em uma sociedade capitalista dominada pela produção mercantil liberal.

Atualmente, entendemos como burguesia a classe social detentora dos meios de produção e, consequentemente, do poder político.

as duas principais revoluções clássicas são: Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

As Revoluções Liberais foram rupturas ocasionadas por uma forte mobilização de grupos maiores ou menores em torno dos princípios do liberalismo político. Em uma época de popularização dos pensadores iluministas, suas ideias saíram do papel e provocaram grandes transformações na sociedade.

Sim, a Revolução Francesa foi uma revolução burguesa, uma vez que ela foi arquitetada pela burguesia para lhes trazer mais poderes e prestígio, além de segurança para realizarem seus investimentos.

c) Não. A Revolução Francesa não pode ser considerada uma Revolução Burguesa, pois ela foi liderada. por trabalhadores do campo, ou seja, pessoas de baixo poder aquisitivo.

A Revolução Inglesa é considerada a primeira revolução burguesa da Europa. Ou seja, marca a ascensão política da burguesia em relação à nobreza, um processo que se espalharia pelo continente e se consolidaria com a Revolução Francesa em 1789. Também foi fundamental para permitir a Revolução Industrial na Inglaterra.

Três ondas: a de 1820, 1830 e 1848. Todas foram influenciadas pelo liberalismo, difundido pela expansão napoleônica e pelo nacionalismo, principal força ideológica das minorias nacionais.

1760

O presente já nos faz vislumbrar o futuro por meio de quatro grandes revoluções que estão sendo impulsionadas pelos avanços tecnológicos de hoje:

  1. 1) A Revolução Industrial: ...
  2. 2) A Revolução da Infraestrutura: ...
  3. 3) A Revolução da Energia:
  4. 4) A Revolução da Saúde:

A inserção da Revolução de Outubro de 1917 no contexto de um ciclo revolucionário que compreende cinco momentos: a revolução de 1905; as duas revoluções de 1917; as guerras civis que se estenderam entre 1918 e 1921; a revolução de Kronstadt, em 1921.

A Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo.

A Revolução Puritana, também chamada de Guerra Civil Inglesa, transformou a distribuição e a forma de poder da Inglaterra no século XVII, Com a Revolução Gloriosa esses movimentos marcaram a mudança de governo de monarquista absolutista para um Estado liberal-burguês.